Dia de futebol no estádio é dia de petiscos cá em casa. Mas não se prenda com a questão da bola. Esta maravilhosa e ultra-simples receita para picar também serve para acompanhar a novela, o The Voice ou as Tardes da Júlia. É indiferente. Só precisa de ter uma desculpa para juntar uns amigos em casa, à volta de uns copos de gin, de umas cervejas e de um pão destes.
O meu pretexto ontem foi o futebol. Já há uns anos que me apercebi de que Ela é ligeiramente mais hooligan do que eu no que toca à bola. Salta, grita, gesticula, ofende, mas, acima de tudo, come sempre que tem a televisão pintada de verde (é a cor da relva, não do clube…) à sua frente. Quando ontem me apercebi de que um pequeno grupo munido de cachecóis e bandeiras iria invadir a minha sala, para ver um jogo da Primeira Liga (vamos manter o mistério à volta do nome da equipa portuguesa…) tive de arranjar uma solução de recurso para alimentar esta mini-claque. E foi aí que me lembrei dos palitos de pão de queijo que vi, pela primeira vez, no blog Beantown Baker. Só fiz uma alteração: retirei os cogumelos para simplificar.
A receita é estupidamente fácil, parvamente deliciosa e idioticamente viciante. Não acredita? Então veja lá este vídeo de 30 segundos.
Ingredientes
- 1 pão alentejano
- 350 gramas de queijo provolone cortado às fatias
- 1/2 chávena de manteiga derretida
- 1/2 chávena de cebolinho picado
- 2 colheres de chá de sementes de papoila
Comece por cortar o pão que nem um louco furioso. Não é estilo, é mesmo método: faça longos golpes longitudinais no pão e depois longos golpes transversais – sempre sem cortar a côdea de baixo. O objectivo é criar palitos quadrados.
Preencha todos os espaços feitos pelos golpes com as fatias de queijo. A seguir, pincele a parte de cima com a manteiga derretida, as sementes de papoila e o cebolinho picado. Enrole numa folha de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido nos 250º C, durante 15 minutos. Desembrulhe o pão e deixe mais cinco a dez minutos até o queijo derreter todo e o pão ficar tostado (cuidado para não deixar queimar).
Sabe qual é a maravilha desta receita? É ver o vídeo em cima e imaginar como vai tirar cada palito de pão, um a um, carregado de queijo. Foi um sucesso! Até Ela gritou menos com os golos falhados e tudo.
Bons petiscos práticos para si onde quer que esteja,
Ele
fotos e vídeo: casal mistério
Parabéns pelo blog, adoro ler-vos 😉
Esta receita é maravilhosa apetece ir já correr para a cozinha.
Em relação à temperatura do forno, os 350 graus serão em Fahrenheit, o que corresponde a cerca de 180 graus Celsius.
ahahahahaha , estou farta de me rir.
Adorei esta: “come sempre que tem a televisão pintada de verde à sua frente.”
e esta:” Até Ela gritou menos com os golos falhados e tudo.”
Excelente. ahahahahah; Adoro ler-vos.
Quanto à receita, espectacular.
P.S.: o queijo tem muitas calorias? Não conheço.