É o acompanhamento ideal para qualquer prato principal nesta Páscoa. Pode ser cabrito, borrego, peru, bacalhau ou lombo de porco assado no forno, é indiferente, porque estas batatas crocantes são imbatíveis. Quanto mais fininhas, melhor. A receita é da ótima Donna Hay e já pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer hoje para o almoço.
Ele só precisa de batatas grandes descascadas, gordura de pato derretida, flor de sal e pimenta preta moída. Vai precisar ainda de orégãos e de mais flor de sal, para o tempero.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C. Apare as pontas redondas das batatas para ficarem com um formato retangular e depois corte-as em fatias muito fininhas com a ajuda de uma mandolina.
Coloque-as numa taça grande, junte a gordura de pato, o sal e a pimenta e misture bem.
Disponha as fatias de batata em duas filas num pirex e leve ao forno durante 1 hora e 15 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.
Entretanto, misture os orégãos e metade da flor de sal no liquidificador até ficarem bem picados. Transfira para uma taça pequena, junte o resto da flor de sal, e misture bem.
Decore as batatas com a mistura de sal e orégãos, e delicie-se!
Um ótima Páscoa,
Ela
receita e foto: donna hay