tem restos de natal? então faça esta deliciosa tarte de peru

    Olá, Boas Festas! Como foi o seu Natal? O nosso foi ótimo, de tal forma que não temos espaço no congelador e o frigorífico custa a fechar! É de loucos! Está como nós e não sabe o que fazer aos restos do Natal? Então, temos a solução ideal para os seus problemas: esta fantástica tarte de peru que descobri no blog Sally’s Baking Addiction.

    Além de deliciosa, é muito fácil de fazer. Aliás, só precisa de ter em casa massa de tarte, porque de resto, deve ter todos os ingredientes na sua despensa.

    Assim, para fazer esta tarte de peru, precisa de separar massa de tarte, manteiga sem sal, cebola picada, cenoura cortada em cubos, aipo cortado em cubos, cogumelos picados, alho picado, farinha, sal, pimenta, tomilho seco, alecrim seco, caldo de galinha ou do peru, leite, ervilhas congeladas, peru cozinhado desfiado e um ovo grande misturado com uma colher de sopa de leite.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Prepare a massa da tarte pelo menos 2 horas antes se fizer em casa, como a autora da receita. Nós preferimos comprar a massa de tarte já feita, porque dá menos trabalho.

    Faça o recheio

    A seguir, prepare o recheio derretendo a manteiga numa frigideira grande ou numa panela em lume médio. Depois, adicione a cebola picada, as cenouras médias em cubos, os talos de aipo cortados em fatias, os cogumelos laminados e o alho picado. A seguir, cozinhe, mexendo ocasionalmente, durante cerca de 5 minutos, ou até os legumes amolecerem e libertarem parte do líquido.

    Nessa altura, acrescente a farinha, o sal, a pimenta, o tomilho e o alecrim secos. Mexa até a farinha absorver todo o líquido. Depois, junte o caldo de galinha e o leite e deixe cozinhar em lume brando durante 7 a 8 minutos, até engrossar e ficar com a consistência de molho. Nessa altura, adicione as ervilhas congeladas e o peru desfiado. A seguir, retire do lume e ajuste os temperos a gosto, acrescentando mais ervas aromáticas, se necessário.

    Deixe arrefecer à temperatura ambiente durante 10 minutos (ou até 1 dia, se desejar; cubra e guarde no frigorífico). Depois de o recheio arrefecer durante pelo menos 10 minutos, transfira-o para uma forma de tarte de 23 cm.

    Monte a tarte

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 190° C.

    Enquanto isso, estenda a massa da tarte fria sobre uma superfície polvilhada com farinha com o rolo de cozinha, também enfarinhado, até obter um círculo com 28 a 30 cm de diâmetro. Depois, rode a massa cerca de um quarto de volta após algumas passagens do rolo. A seguir, coloque com cuidado a massa sobre o recheio. Corte as bordas da massa, deixando cerca de 2,5 cm de margem. Depois, dobre as bordas para dentro e pressione com um garfo ou com os dedos. A seguir, faça cortes na parte superior da massa da tarte para criar saídas de vapor e pincele levemente com o ovo batido com o leite.

    Finalmente, leve a tarte de peru ao forno durante 35 a 40 minutos, até o topo ficar dourado. Após 20 minutos no forno, cubra as bordas da tarte com papel de alumínio ou um protetor próprio para evitar que fiquem demasiado escuras.

    Retire do forno e deixe arrefecer durante 5 minutos antes de servir.

     

    Boas Festas,

    Ela

     

    receita e foto: sally’s baking addiction

     

    Se quiser ler mais receitas de peru, carregue na galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *