Este é provavelmente o aperitivo mais irresistível de sempre. Quando descubro na mesma receita três dos meus ingredientes preferidos – queijo de cabra, doce de figo e pesto –, entro numa espécie de transe, fico com falta de ar, o oxigénio não chega ao cérebro e resultado: afeta-me a memória e rapidamente me esqueço que estou de dieta. É científico. Está provado. Logo é incontrolável… Esta fantástica receita, que encontrei no blog Katie at the Kitchen Door, tem tudo para se tornar na estrela mais cintilante da sua mesa de Natal. Só precisa de manteiga sem sal, um queijo de cabra macio, sal e pimenta, pesto, doce de figo e nozes tostadas e picadas. Se quiser saber as doses certas destes ingredientes, para um aperitivo que dê para 8 a 12 pessoas, espreite aqui a receita original.
Forre uma taça larga e funda com película aderente de maneira a que as pontas cubram a borda da taça. Misture numa outra taça a manteiga e o queijo de cabra, durante cerca de três minutos, até ficar com uma consistência macia. Tempere com sal e pimenta. Com a ajuda de uma colher, espalhe um terço da mistura de queijo de cabra na taça forrada com a película aderente e alise com uma espátula. Depois passe por cima uma camada de pesto (mas não espalhe até às pontas porque vai acabar por escorrer sozinho) e, a seguir, uma nova camada de queijo de cabra. Espalhe por cima da segunda camada de queijo o doce de figo e finalize com a última camada de queijo de cabra. Cubra a taça com a película aderente e leve ao frigorífico durante 2 a 4 horas.
Antes de servir, retire a película de cima e inverta a taça para um prato. Se precisar, puxe as pontas da película que colou no fundo da taça para colocar o queijo no prato. Decore com nozes ou pecans tostadas e sirva com pão ou tostinhas.
É ou não é irresistível?
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: katie at the kitchen door
Não sou grande apreciadora de queijos mas no Natal, tento-me.
E este deve ser de comer e chorar por mais.
OMG este casal não existe……..