Está a precisar de abrandar? De descansar? De fazer parar o tempo? O TheVagar é o sítio ideal para si. Aqui, o tempo não passa (ou pelo menos assim parece) e o presente é aproveitado da melhor forma. Situado na encosta da Serra da Esperança, junto à Aldeia Histórica de Belmonte e inserido no geopark Serra da Estrela, o TheVagar Countryhouse Belmonte é um refúgio de montanha, minimalista, onde o descanso e a paz são as palavras de ordem.
Como o próprio nome sugere, no TheVagar o tempo demora a passar porque na verdade é um “luxo valioso”.
A história do TheVagar
Como todas as boas histórias, o TheVagar nasce de uma história de amor. Marta e André conheceram-se na Guarda, enquanto estudavam Turismo, e, anos depois, decidiram aventurar-se no seu primeiro projeto hoteleiro juntos, inspirados no conceito de “slow-down hospitality”, que basicamente nos convida a abrandar e a recarregar baterias.
Foi assim que descobriram a Casa da Chandeirinha, construída em 1946 e usada como casa de férias do Conde de Caria. Mais tarde, tornou-se um dos primeiros turismos rurais da região. Com uma área de 245 hectares e uma vista que se estendia por planícies e montanhas sem fim, André e Marta apaixonaram-se, de imediato, pelo local. Foi assim que em 2022, nasceu o TheVagar, a concretização do sonho deste casal, onde cada detalhe foi planeado para oferecer experiências originais.
Se quiser ver mais fotografias deste destino de sonho carregue na galeria em baixo:

O hotel
Ao fim de dois anos de abertura, este boutique hotel de charme na montanha já venceu três prémios na última edição dos World Luxury Hotel Awards: Melhor Design Boutique Hotel de Luxo da Europa e, ao nível do sul da Europa, o Melhor Hotel de Montanha de Luxo e o Melhor Hotel de Pequena Dimensão de Luxo.
O TheVagar tem 6 suites com uma decoração moderna e minimalista mas, ao mesmo tempo, confortável e acolhedora. Decoradas com tons crus e madeiras claras, algumas com lareira no quarto, são um convite ao descanso. Além disso, são espaçosas e cheias de luz.
Mas o que mais me apetece experimentar são os abrigos de montanha que, entretanto, inauguraram: situados no topo da Serra da Esperança, a 700 metros de altitude, oferecem uma experiência única de conexão com a natureza. Inspirados nas antigas choças dos pastores, estas cabanas combinam conforto e autenticidade, com vistas panorâmicas deslumbrantes, aquecidas por uma salamandra a lenha. Aqui vai esquecer o mundo lá fora. Mas prepare-se para a aventura, porque os abrigos ficam a cerca 1,5 km de distância da Casa Mãe. Por isso, o acesso aos abrigos é feito por trilhos pedestres ou jipe 4×4. E a subida não é para meninos!
As experiências
A começar pelos “banhos de floresta”, longos passeios que podem ser feitos ao longo dos 245 hectares da propriedade, a passar pelo “percurso de pés descalços”, onde se caminha sobre diferentes materiais, sentindo o toque distinto das pinhas, caruma, folhas, pedras ou casca de pinheiro, ao longo de uma rota que culmina numa nascente natural; a acabar nos relaxantes banhos aromáticos, perfumados por óleos essenciais de alecrim, lavanda e eucalipto, presentes em toda a serra; ou ainda pelos regeneradores banhos de azeite.
Além disso, a Casa Mãe serve todos os dias o Chá das Cinco, com bolo caseiro, biscoitos e compotas da região. E a fogueira exterior é acesa ao entardecer, ponto de encontro ideal para beber um copo de vinho com uma manta por cima das pernas. Mas não é tudo: ainda tem o hot tub, um jacuzzi ao ar livre, encastrado em madeira e enterrado no solo, que funciona a lenha e é alimentado com água de uma das muitas nascentes da montanha, e onde se pode relaxar, sob as estrelas, mesmo nos dias mais frios.
Ai, estou a precisar tanto disto. Só estas experiências são imperdíveis, mas o maior luxo é de facto o tempo que parece perdurar. Porque aqui vive-se. TheVagar.
Meu querido Marido Mistério, já estou de malas feitas! Marcas?
Um ótimo fim de semana para nós e para si, onde quer que esteja,
Ela