Este tiramisu consegue ser ainda mais leve do que a receita normal de tiramisu, porque em vez de marcarpone leva iogurte grego. Além disso, leva também uma granola crocante embebida em café, em vez dos habituais biscoitos de champanhe. Por isso, este tiramisu com iogurte grego, que descobri no blog Inspector Gorgeous, é muito mais saudável e ainda mais fácil de fazer do que o normal.
Para isso, precisamos de ter em casa café expresso arrefecido, granola low carb, iogurte grego, natas, açúcar de confeiteiro e cacau em pó para decorar.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, vamos transformar o iogurte grego em “cream cheese”. Para isso, coloque uma gaze sobre um coador de malha fina e coloque 240 ml de iogurte grego. Puxe o excesso de gaze sobre o topo e esprema suavemente para libertar o líquido inicial. Coloque o coador sobre uma taça grande e deixe no frigorífico para continuar a escorrer durante pelo menos 2 horas, preferencialmente durante a noite, para obter uma textura semelhante a queijo creme.
A seguir, divida 60 g de granola entre as duas taças que vai servir e adicione 45 a 90 ml de café expresso arrefecido a cada uma. Atenção porque a ideia não é mergulhar a granola no café, mas ficar apenas ligeiramente embebida. Depois, leve as taças ao frigorífico enquanto prepara o recheio.
Entretanto, bata o iogurte grego escorrido com uma colher de sopa de café expresso e um adoçante da sua preferência.
A seguir, adicione 240 ml de natas frescas e bata até a mistura engrossar.
Divida o creme entre as duas taças que preparou e polvilhe generosamente com o cacau em pó peneirado.
Leve ao frigorífico e sirva, de preferência com mais café.
Boas receitas,
Ela
receita a foto: inspector gorgeous
Se quiser ver mais receitas de tiramisu, espreite a galeria em baixo: