tiramisù de avelã com cheirinho

    Adoro receitas com cheirinho. Quer sejam receitas doces ou salgadas, um copito de licor ou de aguardente fica sempre bem. Neste caso, a escolha foi para o licor Frangelico, uma divinal combinação de álcool e avelã que origina uma bebida de sonho. E então quando é misturada com um divinal tiramisù, até me faz querer dar um mergulho na praia com Marcelo Rebelo de Sousa. O resultado é uma imperdível combinação de chocolate, café e avelã, com o tal cheirinho que torna tudo ainda mais especial.

    A receita é da revista Dish e leva apenas gemas e claras de ovos, açúcar, mascarpone, queijo creme à temperatura ambiente, água a ferver, café expresso instantâneo, licor de avelã Frangelico e palitos de la Reine. Para a cobertura, vai precisar de natas para bater, açúcar de confeiteiro, mais licor Frangelico e cacau em pó. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Antes de mais nada, tem de preparar o seu tiramisù com alguma antecedência. A receita não demora muito a fazer, mas como precisa de ir ao frigorífico durante pelo menos seis horas, é melhor planear as coisas. Depois bata as gemas com 100 g de açúcar. Assim que ficarem mais claras e espumosas, pode colocá-las de lado. Noutra taça, bata o queijo creme até ficar suave. Em seguida, envolva-lhe o mascarpone e misture tudo com as gemas.

    Por fim, bata as claras em castelo com os restantes 50 g de açúcar. Com cuidado para não perderem o volume, envolva as claras com o resto até ficar com um creme de mascarpone leve e ligeiramente amarelado.

    Para fazer a base, misture a água quente com o café e o Frangelico. Deixe dissolver bem o café e mergulhe lá dentro os palitos de la Reine, deixando-os ensopados, mas sem se desfazerem. Cubra o fundo de um pirex com um terço dos palitos e guarde o resto (em alternativa, também pode usar taças individuais para o tiramisù).

    Espalhe um terço do creme de mascarpone por cima dos palitos e repita as camadas mais duas vezes, terminando com o creme por cima. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico durante, pelo menos, seis horas.

    Trinta minutos antes de servir, bata as natas com o açúcar de confeiteiro até ficarem chantilly. Misture em seguida uma colher de sopa de Frangelico, espalhe por cima do mascarpone e termine com cacau em pó polvilhado pelo topo. Também pode espalhar umas avelãs caramelizadas por cima. Vai ver que fazem toda a diferença.

     

    Um óptimo tiramisù de avelã para si onde quer que o cheirinho esteja,

    Ele

     

    receita e foto: dish

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *