tiramisù de morango? Sim, leu bem e é uma maravilha!

    Se um tiramisù normal (com chocolate e café) agrada a muita gente, um tiramisù de morango agrada a muito mais. Esta receita dessa bíblia que dá pelo nome de Half Baked Harvest é uma versão deliciosamente original da famosa receita italiana. Estou tão rendida a esta maravilha que o meu querido Marido Mistério (que é um santo, não há dúvidas, e que adora engordar-me) vai fazer este incrível tiramisù de morango este fim de semana só para mim! OK, os nossos Filhos Mistério podem provar. Mas só provar.

    Assim, para fazer esta tentação de Cristo, o meu querido e talentoso e perfeito e… (ok, já chega de graxa) Marido Mistério vai precisar dos seguintes ingredientes: mel, gengibre fresco e chá de camomila para o xarope de gengibre. Depois vai precisar também de 4 gemas de ovo grandes, queijo mascarpone, natas, mel, Aperol (opcional), extrato de baunilha, gengibre em pó, biscoitos de champanhe, doce de morango e morangos frescos fatiados, para o tiramisù propriamente dito.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, comece por fazer o xarope de gengibre: ferva 120 ml de água juntamente com o mel e o gengibre fresco numa panela em lume médio. Deixe ferver durante 1 a 2 minutos e depois retire do lume. Nessa altura, adicione os saquinhos de chá de camomila, tape a panela e deixe infusionar durante 15 minutos. A seguir, retire o gengibre com a ajuda de um passador e deite fora os saquinhos de chá. Reserve.

    Entretanto, bata numa taça as gemas de ovo juntamente com o queijo mascarpone, metade das natas, o mel, o Aperol, o extrato de baunilha e o gengibre até obter um creme macio. Mas cuidado para não bater durante mais de 2 minutos.

    A seguir, numa taça à parte, bata o resto das natas até obter a consistência de chantilly. Depois, envolva com cuidado as natas no creme de mascarpone e misture.

    Agora, mergulhe rapidamente os biscoitos de champanhe (um por um) no xarope de gengibre que preparou e disponha-os numa única camada num tabuleiro com cerca de 23x23cm. A seguir, espalhe por cima metade do creme de mascarpone. Depois, espalhe uma camada do doce de morango por cima. E a seguir, coloque uma camada de morangos fatiados.

    Repita o processo: mergulhe rapidamente os restantes biscoitos de champanhe (um por um) no xarope de gengibre, disponha-os por cima dos morangos, coloque por cima o resto do creme de mascarpone e alise com uma espátula.

    Tape e leve ao frigorífico durante pelo menos duas horas ou durante a noite.

    Antes de servir, espalhe por cima mais 2 a 3 colheres de sopa de doce de morango e finalize, dispondo o resto de morangos frescos fatiados. Corte em quadrados e delicie-se!

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *