tosta de queijo derretido com ovo estrelado num buraco, um jantar só com 4 ingredientes para um domingo de preguiça

    O jantar de domingo é sempre um momento delicado na Mansão Mistério. As crianças querem permanentemente comer pizzas, bolos ou biscoitos. A minha querida Mulher Mistério insiste invariavelmente numa saladinha light. E eu só sonho com um jantar fácil, rápido e que não encha muito.

    Hoje conseguimos finalmente chegar a um consenso. Vamos fazer esta espectacular receita do fabuloso blog The Cooking of Joy, que o incontornável site Food52 considerou um dos melhores jantares à base de ovos – e, ainda por cima, com menos de 5 ingredientes.

    A maravilhosa decoberta é uma estrondosa tosta de queijo derretido, a escorrer pelo interior, e com um ovo estrelado num buraco feito no pão. Pode ser comido à mão, como os Mini-Misteriosos gostam; vou fazer com pão integral para deixar mais tranquila a minha querida Mulher Mistério; e é fácil de preparar, que é tudo o que eu quero num domingo à noite.

    Para fazer esta delícia só vou precisar de duas fatias de pão integral por pessoa, ovos, queijo bom para derreter e maionese. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    3930ae34-4c4f-4e62-bd40-09fcfed41152--2014-0923_gr

     

    Espalhe um pouco de maionese num dos lados de uma fatia de pão integral. Coloque o pão, com a maionese virada para baixo, numa frigideira antiaderente, em lume brando. Corte uma fatia de queijo em tiras e coloque-as, por cima da fatia de pão na frigideira, à volta, deixando um quadrado vazio no centro (onde vai fazer o buraco para o ovo). 

    Espalhe mais um pouco de maionese na segunda fatia de pão integral e coloque-a por cima da outra, na frigideira, com a maionese virada para cima. Quando a parte de baixo da sanduíche estiver tostada, vire-a ao contrário na frigideira. 

    Agora, faça um buraco circular no centro da tosta (só na fatia de cima, onde ficou sem queijo) com a ajuda de um copo ou de um cortador de biscoitos. Deite o ovo para dentro do buraco. Tempre com flor de sal e pimenta preta moída no momento. Tape a frigideira e deixe cozinhar até a clara ficar branca e a gema continuar líquida. 

    Sirva assim. Vai ver como a gema líquida misturada com o queijo derretido e o pão tostado vão deixar a família em êxtase. Se tiver dúvidas, veja aqui as fotografias do passo-a-passo.

     

    Um óptimo jantar de domingo para si onde quer que a tosta esteja,

    Ele

     

    receita: the cooking of joy; foto: food52

    One thought on “tosta de queijo derretido com ovo estrelado num buraco, um jantar só com 4 ingredientes para um domingo de preguiça

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *