tostas de cogumelos com mozzarella, a entrada ideal para um dia especial

    É sábado, é dia de me desgraçar e estou a sonhar com esta receita há meses. Passo a explicar. A minha querida e adorável sogra chegou-me um dia cá a casa com um presente gigante. Eu, que adoro receber presentes (quem não gosta?), desembrulhei-o com o entusiasmo de uma criança numa manhã de Natal. E qual não é o meu espanto quando me apercebo que a dileta progenitora do meu querido Marido Mistério ofereceu-nos um paralelepípedo descomunal de…terra.

    – Obrigada, minha querida sogra. Não era preciso incomodar-se. Estava mesmo a precisar de um bloco gigante de…terra. Fica muito bem aqui na sala.

    O meu querido Marido Mistério veio logo a correr em defesa da sua amorosa mãe.

    – Obrigada, mãe. Finalmente!

    A minha alma estava parva. Até que percebi o porquê de tanta felicidade. Daquele imenso bloco de terra iriam brotar dezenas, se não mesmo centenas de cogumelos. Só tínhamos de o deixar ao sol. Ah, bom! Que sorte! Cogumelos a nascerem-me em casa. Que alegria! Fungos! Bactérias! Que felicidade!

    E não é que passado um tempo, começaram a crescer, pasme-se, como cogumelos. E de repente tinha o frigorífico repleto de fungos e respetivos familiares! Por isso, andei louca à procura de receitas diferentes e originais para despachar tanto cogumelo.

    Foi assim que dei de caras com esta tentação que encontrei no excelente blog da Donna Hay.

    Só preciso de fatias de pão (a receita original sugere uma baguette mas, a mim, quem me tira o pão alentejano tira-me tudo), azeite, flor de sal, pimenta preta moída, um dente de alho cortado ao meio, manteiga, cogumelos, alecrim, salva e mozzarella de búfala.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    05c789dff902e3ea211477b30abfa248.jpg

     

    Aqueça um grelhador com o lume no máximo. Pincele o azeite pelas fatias de pão e tempere-as com flor de sal e pimenta. Toste o pão durante 2 ou 3 minutos ou até as fatias ficarem douradas.

    Esfregue o alho nas tostas e reserve.

    Entretanto, derreta a manteiga numa frigideira anti-aderente com o lume no máximo. Junte os cogumelos, o alecrim, a salva, a flor de sal e a pimenta e deixe cozinhar durante 5 minutos. Ponha por cima a mozzarella e coloque a frigideira no forno pré-aquecido e ligue o grelhador durante 2 ou 3 minutos ou até derreter.

    Sirva com as tostas de alho e desgrace-se comigo!

     

    Leia ainda:

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: donna hay

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *