Depois de o meu querido Marido Mistério ter acusado a minha pobre mãezinha de não saber cozinhar, chegou a minha vez de repor a verdade dos factos. E a verdade é esta: tal como eu, a minha dileta mãe não foi abençoada com um talento para a cozinha mas, para compensar, sabe receber como ninguém. O que de facto interessa é o que está em cima da mesa, como lá chegou ou quem cozinhou não vem para o caso. Ah e tal, isso é conversa de quem não sabe estrelar um ovo. Não, é conversa de uma pessoa prática e que gosta muito mais de comer do que cozinhar.
Mas para provar que não sou uma total nulidade na cozinha, vou fazer sozinha este espetacular aperitivo para calar de vez o meu querido Marido Mistério e todos aqueles que se acham a última bolacha do pacote só porque sabem o que é um passe-vite.
Esta receita do blog Ambitious Kitchen é um ótimo aperitivo para o Natal: fácil de fazer, é delicioso e viciante.
Só vou precisar de abacates fatiados, queijo feta desfeito (ou de cabra se preferir), sumo de duas limas, coentros picados, sal e pimenta, água, uma romã, uma baguete integral cortada às fatias, azeite e um dente de alho cortado ao meio.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 tostas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 190º C. Coloque as fatias de baguete num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-as com azeite ou com spray de cozinha. Esfregue o alho cru em cada fatia e leve ao forno durante 10 a 12 minutos ou até as bordas começarem a ficar douradas.
Enquanto as tostas estão no forno, prepare o creme de abacate com queijo: junte as fatias de abacate, o queijo feta, o sumo de lima e os coentros no liquidificador e misture até obter um creme macio. Se o creme ficar demasiado espesso, junte uma colher de sopa de água. A ideia é obter a consistência de um guacamole. Tempere com sal e pimenta e volte a misturar. Ajuste os temperos se achar necessário. Espalhe o creme pelas tostas, decore com as sementes da romã e sirva!
Meu querido Marido Mistério, depois desta receita, I rest my case…
Um Feliz Natal,
Ela
receita e foto: monique volz/sarah fennel