tudo sobre o último jantar a bordo do titanic

    Cada bilhete na primeira classe custou 130 mil euros aos dias de hoje. Já o ambiente parecia o dos mais luxuosos hotéis do mundo, mas em cima do Oceano Atlântico. O Titanic partiu de Southampton no dia 10 de Abril de 1912, a caminho de Nova Iorque. Faz amanhã 112 anos. Foi a primeira e a última viagem do navio mais luxuoso do Mundo. No dia 14 de Abril, chocou contra um icebergue e afundou em apenas três horas. Morreram dois terços das pessoas a bordo.

    À hora do embate, grande parte dos passageiros da primeira classe estava sentado à mesa, a deliciar-se com um jantar de luxo com 11 pratos, entre os quais foie gras, ostras e champanhe francês. E é sobre esse jantar que vamos falar no episódio desta semana do podcast Favas Contadas. Se quiser conhecer toda a história do último jantar do Titanic, então carregue no play aqui em baixo.

     

     

    O navio

    O Titanic tinha três classes distintas, mas o que mais impressionava era sem dúvida a primeira classe. Aqui os passageiros tinham uma piscina de água salgada com dois metros de profundidade, um ginásio, um court de squash e um banho turco com quatro salas diferentes e decorado ao estilo victoriano. As suítes recriavam um palácio de campo da nobreza, mas em cima do mar. E os quatro restaurantes, cafés e salões de chá relembravam os mais luxuosos espaços de Paris. Se quiser ver todas as fotografias do interior do Titanic, bem como os menus servidos no dia do naufrágio, só precisa de carregar na galeria aqui em baixo.

    Para servir seis mil refeições por dia, o navio estava equipado com as cozinhas mais modernas para a época. Havia um talho, uma pastelaria, cozinhas só de legumes, adegas e salas frigoríficas para conservarem alimentos tão delicados como ostras frescas durante uma semana inteira. Até havia uma sala refrigerada, só para as flores frescas, que eram trocadas todos os dias.

    Assim que se sentaram à mesa, os passageiros da primeira, da segunda e da terceira classe receberam ementas diferentes. E é sobre elas que falamos no episódio desta semana do podcast do Casal Mistério. Para nos ouvir a contar como foi o último jantar a bordo do Titanic, e tudo o que comeram, então só precisa de procurar o Favas Contadas em Apple PodcastsSpotifyYouTubeCastBoxGoogle Podcasts ou qualquer outra plataforma de podcasts. E se não quiser perder nenhum novo episódio,  só precisa de seguir o Favas Contadas em qualquer uma destas plataformas. Porque todas as terças-feiras, a partir das 7h da manhã, contamos uma nova história sobre a origem da comida.

     

    Um óptimo podcast para si onde quer que esteja o Titanic,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *