Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

um acompanhamento saudável e delicioso: brócolos tostados no forno com queijo e amêndoas laminadas

21.11.19

Não me diga que ainda está parado na Idade da Pedra dos Legumes. Quando tudo o que se servia à mesa eram uns vegetais verdes cozidos em água e sal... E cada vez que havia um fio de azeite por cima fazia-se uma festa...

Cá em casa, desde cedo que consegui convencer as crianças a deliciarem-se com legumes ao jantar acrescentando um queijo ralado por cima, um molho de soja a acompanhar ou qualquer outro detalhe que transforme uns vegetais desenxabidos num acompanhamento divinal. Hoje, os Mini-Misteriosos são todos fãs de brócolos, de feijão verde, de cenoura, de espinafres e até de grelos.

Tudo graças a receitas facílimas e deliciosas como esta, do fantástico blog Beautiful Plate, que consegue juntar uns brócolos tostados e crocantes com um fabuloso queijo ralado e umas amêndoas laminadas.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de brócolos, alho esmagado, amêndoas laminadas, sumo de limão espremido no momento, azeite, piripíri (se gostar), queijo pecorino ralado (pode substituir por queijo de São Jorge, parmesão ou outro) e raspas de limão. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

crack-broccoli-1-9-600x900.jpg

 

Corte os bouquets de brócolos em fatias longitudinais com cerca de um centímetro de espessura. Numa taça, misture o azeite com o piripíri e o alho esmagado. Envolva os brócolos neste molho e coloque-os em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempere com flor de sal e leve ao forno, pré-aquecido a 240 ºC, durante cerca de 10 minutos.

Vire os brócolos ao contrário, espalhe por cima as amêndoas laminadas e volte a levar ao forno durante mais cerca de 8 minutos.

Sirva-os com o queijo ralado por cima e o sumo e as rapas de limão. Vai ver o sucesso que vão fazer entre as crianças.

 

Um óptimo acompanhamento para si onde quer que o jantar esteja,

Ele

 

receita e foto: beautiful plate