Este ceviche é muito mais do que uma simples receita, é quase o bloco de notas da Ágata Roquette. Além de só levar ingredientes saudáveis e light, ainda o alimenta para um dia inteiro de praia. E, além disso, podia estar na ementa de qualquer restaurante Michelin, apesar de ser facílimo de fazer.
Os responsáveis por esta verdadeira obra-prima da gastronomia são os cozinheiros do site The Kitchn. E só lhe pedem que tenha em casa camarões médios descascados e sem tripa, sumo de limão espremido, sumo de lima, tomate picado, cebola roxa picada, abacate, pimento jalapeño picado e coentros frescos também picados. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Primeiro vamos à melhor forma de cozer o camarão para não ficar seco. Aqueça uma panela com água e sal, em lume forte. Assim que levantar fervura, coloque o camarão lá dentro e desligue o lume. Assim que o camarão começar a ficar opaco está pronto – bem carnudo e suculento. É quase tão delicioso como cozinhá-lo no vapor.
Escorra o camarão e deixe-o arrefecer. Depois corte-o em pedaços com cerca de 1 centímetro e junte-lhes os sumos de lima e de limão, a cebola roxa, o tomate, o jalapeño e os coentros. Tempere com flor de sal e mexa bem. Tape e leve ao frigorífico durante, pelo menos, uma hora para que o camarão possa marinar no sumo de lima e limão.
Mesmo antes de servir, corte o abacate em cubos e junte-o ao ceviche. Sirva com umas tortillas de milho crocantes a acompanhar. Isto se não estiver na mais absoluta e intransigente dieta, claro.
Um óptimo ceviche para si onde quer que o camarão esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn