um almoço para a praia que nem precisa de receita

    É o sonho de qualquer ser humano de férias: um almoço para a praia tão fácil que nem sequer precisa de receita. A ideia é da fabulosa revista Bon Appétit e faz parte da sua secção Cozinhar Sem Receitas. Em suma, são refeições tão fáceis de preparar que nem tem de medir as quantidades. E é esse exactamente o caso deste cuscuz de atum com tomatinhos cherry que fica pronto em menos de 10 minutos.

    O primeiro passo para fazer esta maravilha é ter em casa cuscuz. A autora da receita aconselha a usar o cuscuz a olho, mas eu costumo fazer 50 a 60 g por pessoa. Tudo o que precisa é de juntar numa taça partes iguais de cuscuz e de água a ferver ou caldo de legumes também a ferver. Cubra a taça e aguarde cerca de cinco minutos até ficar com a consistência ideal.

    Enquanto isso, corte ao meio duas mãos cheias de tomatinhos cherry e pique uma mão cheia de pepinos em picle. Assim que o cuscuz estiver no ponto, misture uma lata de atum em conserva de azeite (uma lata por cada duas pessoas é o ideal). Não deixe de aproveitar também o azeite porque vai dar sabor ao cuscuz. Em seguida, misture os tomatinhos cherry, os picles, sumo de meio limão e alcaparras a gosto.

    Pode também temperar com um vinagrete, mas o azeite do atum e o sumo de limão já lhe dão o tempero necessário. Veja se precisa de flor de sal e pimenta preta e finalize a sua salada com as ervas aromáticas que tiver em casa. Hortelã, manjericão, coentros ou cebolinho ficam sempre bem.

    Se quiser acrescentar mais algum ingrediente que tenha à mão, então não hesite. Não se esqueça que esta receita não tem receita.

     

    Uma óptima praia para si onde quer que o almoço esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bon appétit

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *