É de bolos destes que precisamos para o Natal: muito deliciosos, ainda mais calóricos e que não dão trabalho. Esta sobremesa do fantástico site Taste junta quase tudo o que é bom: Ferrero Rocher, chocolate preto derretido, chocolate de leite derretido e para acabar ainda uma camada de Nutella capaz de conquistar qualquer sogra mais mal encarada.
A grande vantagem deste cheesecake é que nem precisa de ligar o forno ou o lume. O bolo ganha forma no frigorífico e chega à mesa fresquinho e com este aspecto único.
Tudo o que vai precisar é de bolachas digestive, bombons Ferrero Rocher, gelatina em pó, manteiga derretida e queijo creme ambos à temperatura ambiente, açúcar, Nutella (ou outro creme de avelã), natas para bater, chocolate preto e chocolate de leite partidos em pedaços, óleo e avelãs tostadas picadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Vamos agora à fórmula mágica que transforma uma série de ingredientes num bolo em apenas cinco passos. Forre uma forma de 20 x 30 cm com papel vegetal, deixando sair um pouco de lado para ser mais fácil de retirar o bolo.
Pique as bolachas num liquidificador até ficarem transformadas numa areia fininha. Junte oito bombons Ferrero Rocher partidos em pedaços e a manteiga derretida. Volte a picar. Quando estiver tudo bem ligado, espalhe a mistura pela base da forma e pressione para baixo.
Coloque duas colheres de sopa de água numa taça, misture a gelatina em pó e leve ao microondas, na potência máxima, durante 15 segundos. Misture novamente e deixe assentar durante cinco minutos.
Enquanto espera, bata o queijo creme com o açúcar. Vá acrescentando a Nutella, as natas e a gelatina, sem parar de bater. Espalhe este creme por cima da base de bolacha e leve ao frigorífico durante duas horas.
Derreta agora os dois chocolates com o óleo. Deixe arrefecer ligeiramente e envolva as avelãs picadas no chocolate derretido. Espalhe o chocolate por cima do cheesecake e termine com os restantes Ferrero Rocher, cortados ao meio, e ligeiramente mergulhados na cobertura. Volte a colocar no frigorífico durante, pelo menos, quatro horas.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que os Ferrero Rocher estejam,
Ele
receita e foto: taste