Uma sessão de abertura do Mundial merece uma bebida especial. E uma bebida especial merece um pouco de gin. E um pouco de gin merece um cocktail com uma história engraçada.
O Gin-Gin Mule é uma adaptação do Moscow Mule (exacto, a Mula de Moscovo), um famoso cocktail criado no início dos anos 40 por um barman americano que recebeu do patrão um enorme carregamento de garrafas de vodka Smirnoff. O dono do bar tinha-se tornado representante da marca de vodka nos Estados Unidos, mas a bebida não tinha qualquer saída entre os clientes. O barman pensou então na melhor maneira de impingir a vodka. Desceu à cave e encontrou várias paletes de ginger beer, uma espécie de ginger ale fermentado mas sem álcool que também tinha sido encomendado em excesso pelo patrão. Juntou as duas bebidas com sumo de lima e serviu o cocktail com gelo numa caneca de cobre com um ar engraçado (a namorada do patrão tinha uma empresa de produtos de cobre e arranjou-lhe as canecas a preços reduzidos).
Estava inventado o Moscow Mule, um cocktail criado a partir das sobras. Ou como explicou o barman de uma forma sincera: “Eu só queria arrumar a cave”. O cocktail tornou-se um pouco mais sofisticado quando a vodka foi substituída pelo gin e se juntaram algumas folhas de hortelã. É o Gin-Gin Mule e o The Sunday Table tem esta receita fantástica com muita hortelã (basta olhar para as fotos e confirmar). Hoje, antes de se sentar à frente da televisão para ver o Brasil-Croácia, faça o que lhe digo: esmague as folhas de hortelã num almofariz com 30 ml de ginger beer durante um minuto; junte o sumo de lima, o gin e duas pedras de gelo e agite no shaker durante 30 segundos; passe por um passador para um copo com mais duas pedras de gelo e por cima deite o resto da ginger beer.
Já está. Sente-se à frente da televisão e divirta-se: o Mundial vai começar.
Ingredientes
120 ml de ginger beer (se não encontrar, há à venda na Glood)
60 ml de gin
60 ml de sumo de lima (cerca de 2 limas)
25 folhas de hortelã
4 cubos de gelo
Bom jogo para si onde quer que esteja,
Ele
como não encontro ginger beer aqui na ‘merdaleja’ (já é uma sorte haver ginger ale e é só de há dois anos para cá…) vou experimentar com ginger ale e fica uma espécie de Foghorn, coiso… 🙂