Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

um jantar de luxo para fazer em menos de meia hora: vieiras salteadas com molho de mostarda e limão

18.02.20

Parece um prato complicado, mas é das receitas mais simples que já publicámos aqui. Estas fabulosas vieiras braseadas, com um delicioso molho de limão, do extraordinário blog The Recipe Critic, têm um aspecto divinal, impressionam em qualquer jantar de cerimónia e ficam prontas em 28 minutos.

E isso é se quiser seguir o conselho da autora da receita e hidratar as vieiras num banho de água salgada durante cerca de dez minutos. Caso contrário, pode fazer o jantar em pouco mais de 15 minutos.

Tudo o que vai precisar é das vieiras, azeite, manteiga, alho picado, vinho branco, caldo de galinha, raspas e sumo de limão, alcaparras, mostarda de Dijon, endro e cebolinho. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

pan-seared-scallops-4.jpg

 

Se quiser hidratar bem as vieiras, misture cerca de 250 ml de água com 100 g de sal. Mexa até dissolver e depois acrescente um litro de água gelada. Mergulhe as vieiras neste banho e deixe-as hidratar durante cerca de 10 minutos. Passe as vieiras por água, seque-as com papel de cozinha e deixe-as assentar durante mais dez minutos antes de as cozinhar.

Aqueça o azeite numa frigideira grande, em lume forte, e salteie as vieiras temperadas com mais um pouco de sal. Deixe-as tostar, sem as mexer, durante três minutos. Adicione a manteiga, vire as vieiras ao contrário e cozinhe-as do outro lado enquanto as rega com a manteiga derretida.

Assim que as vieiras estiverem opacas, retire-as para um prato e não lave a frigideira. Reduza o lume para o médio e aloire o alho no molho onde cozinhou as vieiras, sem o deixar queimar. Junte o vinho branco e aumente novamente o lume. Quando o vinho tiver reduzido para cerca de metade, acrescente o caldo de galinha, as alcaparras e as raspas e o sumo de limão. Vá mexendo e cozinhando enquanto o molho reduz para cerca de metade.

Agora só precisa de retirar a frigideira do lume para misturar a mostarda, voltar a colocá-la ao lume e envolver as vieiras neste molho delicioso. Acerte os temperos de sal e pimenta. Quando as vieiras estiverem quentes, sirva-as com o endro e o cebolinho picados e espalhados por cima. Acompanhe com uma salada ou com um arroz basmati.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as vieiras estejam,

Ele

 

receita e foto: the recipe critic