Há uma fatwa incontestável nesta modesta Mansão Mistério: à segunda-feira, é preciso um jantar rápido, saudável e que não suje loiça. A Ayatollah Mistério, que lidera esta família com a flexibilidade do saudoso Khomeini, não cede um milímetro nesta sua obsessão e invariavelmente empurra-me impiedosamente para domingos inteiros à procura de um jantar que mereça a sua aprovação no dia seguinte.
Hoje felizmente já tenho a minha missão cumprida, graças a esta divinal receita do fantástico blog Cooking Classy. São uns deslumbrantes lombos de salmão com uma crosta de queijo parmesão e uns brócolos tostados no forno a acompanhar. E agora a melhor notícia de todas: sabe quantas travessas é que vai sujar? Zero. Nenhuma. Tudo o que entra em contacto com a comida é uma folha de papel de alumínio que vai directa para o lixo sem sequer se aproximar do lava-loiças.
Quanto aos ingredientes, vai precisar de lombos de salmão, maionese, sumo de limão espremido, um dente de alho picado fininho, pão e parmesão ralados, salsa picada, raspas de limão, tomilho seco, azeite, sal e pimenta moída no momento. Para o acompanhamento, vai precisar de brócolos (só as flores, o pé pode guardar para outra receita), azeite, um dente de alho picado, sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por colocar uma folha de papel de alumínio por cima de um tabuleiro de ir ao forno – é isto que o vai manter a noite toda afastado do lava-loiças. Pincele o papel de alumínio com um pouco de azeite. Depois envolva os brócolos com o azeite e o alho e tempere-os com o sal e a pimenta – pode fazer tudo isto em cima do alumínio, para não sujar mesmo nada. Espalhe os brócolos pelo tabuleiro, deixando espaço no centro para colocar os lombos de salmão.
Tempere a parte de baixo dos lombos de salmão com sal e pimenta e coloque-os no espaço vazio, afastados uns dos outros. Misture a maionese com o sumo de limão e o alho e espalhe por cima dos lombos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Agora só lhe falta tratar da crosta de parmesão: junte numa taça o pão ralado com o parmesão, as raspas de limão, a salsa e o tomilho. Acrescente 1,5 colheres de sopa de azeite e volte a misturar com um garfo para deixar toda a combinação humedecida. Cubra os lombos com a mistura de parmesão e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 10 minutos (o tempo depende de como gosta do seu salmão e dos brócolos – eu prefiro mal passados).
Se, ao tirar, a crosta não estiver tostada, volte a colocar mais um minuto com o grelhador de cima ligado. É ou não é uma receita do outro mundo?
Um óptimo salmão para si onde quer que o Khomeini das dietas esteja,
Ele
receita e foto: cooking classy
Olá pareceu uma receita super rápida. Só não vou experimentar porque não aprecio salmão.
Adoro os vossos post , o detalhe com que partilham as vossas experiências são mesmo incríveis
Parabéns
… depois do video a passar no FB sobre os viveiros de salmão na Noruega deixei de conseguir comer salmão brrrr até tenho arrepios e é uma m—- porque gostava muito!