A minha querida Mulher Mistério diz que segunda-feira é um dia dramático para cozinhar. Bom, na verdade, Ela também diz que terça-feira e quarta e quinta e sexta e sábado e domingo são dias dramáticos para cozinhar. A não ser, claro, que o prato seja ovos mexidos, que Ela intimamente acredita ser a sua especialidade. Seja como for, de facto, segunda-feira não é um grande dia para a cozinha. Eu normalmente estou mergulhado numa profundíssima depressão pós-fim-de-semana e, por isso, tudo o que me apetece é chegar a casa e ter um magnífico jantar já pronto – para ver se afogo as mágoas.
E hoje tenho o jantar ideal para este estado de espírito tenebroso. Quer saber qual? Então tire essa má disposição segundafeirista da cara e anime-se porque a sua vida vai melhorar.
Estava eu, num destes fins-de-semana, a passear pelo mercado do Príncipe Real quando encontrei uma pequena banca com uns frascos com um aspecto divinal: desde perdiz de escabeche a doce de cebola, ali a escolha é óptima e variada: codorniz de escabeche, coelho vilão, bacalhau de escabeche, salmão de escabeche e mais algumas compotas que são um autêntico atentado à dieta alheia.
As conservas são cuidadosamente preparadas pela Paulinha, uma simpática e talentosíssima senhora que gere este pequeno negócio familiar com a sua mãe. Além de estarem magnificamente temperadas e frescas, as receitas são guardadas em pequenos frascos e vendidas em mercados ou através do Facebook.
Eu abasteci-me com um frasco de codorniz de escabeche e com outro de doce de cebola e segui uma receita simples recomendada pelas donas. Além de ser fácil e rápida de fazer, é deliciosa. Ideal para dias como este, em que estamos divididos entre a preguiça de ligar o fogão e o desejo de comer alguma coisa surpreendente. Se preferir, também dá uma soberba entrada para um jantar de amigos ou de mais cerimónia.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 1 frasco de codorniz de escabeche
- 1 frasco de doce de cebola
- 8 fatias de broa de milho
- 1 queijo fresco de cabra grande
- Pimenta moída no momento
Comece por partir as fatias de broa do tamanho do queijo fresco. Depois leve-as a tostar no forno durante cinco a dez minutos ou até ficarem douradas e crocantes. Espalhe o doce de cebola por cima da broa, coloque uma fatia de queijo fresco de cabra artesanal e, no topo, uma colher de codorniz de escabeche. Finalize com pimenta moída e já está. Se for pouco para si, abra um queijinho de Azeitão e uma garrafa de vinho tinto e vai ver se não faz um jantar fantástico.
As conservas estão disponíveis através da página do Facebook, do email docesdapaulinha960@gmail.com ou do telefone 919733456.
Uma boa semana para si onde quer que esteja,
Ele
foto: casal mistério