Abriu as portas em 2008 como um pequeno hotel rural com 7 quartos, agora já tem 9 quartos e 4 apartamentos, um hamam, uma sala para ioga e uma sala para refeições. A Companhia das Culturas é hoje um ecoturismo sustentável e orgânico rodeado por 40 hectares de pinheiro manso, cortiça e alfarroba, damasco e figo, azeite e laranja e ainda uma horta ecológica. O paraíso para quem gosta de campo e não vive sem mar.
Situado a 1,5 km da Praia Verde, a 4 km da vila histórica de Castro Marim e a 6 km da Reserva Natural da Ria Formosa, este turismo rural nasceu da vontade dos proprietários de reabilitar e recuperar as ruínas de uma antiga casa agrícola: a sala de refeições, por exemplo, era a casa da cortiça e do mel. A sala de estar/biblioteca foi em tempos um lagar de azeite e a sala de ioga era o armazém onde estava guardada a debulhadora. Os quartos já albergaram os caseiros e os próprios animais da quinta.
Os 9 quartos (2 suites, 4 duplos, 3 twins) e os 4 apartamentos com kitchenette mantêm a arquitetura rural com traços contemporâneos onde prevalecem materiais como a cal, o cimento afagado e a cortiça. Também os interiores mantêm a simplicidade e a ruralidade da região com uma decoração minimalista.
Os interiores mantêm a mesma linha – a ótica de recuperar e de reconstruir, e conjugam mobiliário e objetos de diferentes épocas e estilos, feitos com materiais locais, como madeira, cana, palma e junco. Tudo aqui é simples, tudo aqui é elegante. A ideia é esquecer a sua rotina e desligar do mundo lá fora: sem televisão nem música ambiente, resta-lhe descansar e passear em comunhão com a Natureza. Mesmo assim, para os que não conseguem desligar totalmente, não se assustem: há WiFi.
E as refeições? Os ingredientes frescos são apanhados mesmo ali na herdade e vão diretos para a mesa: tomilho, rosmaninho e funcho, alperces, laranjas, pinhões, sumos e compotas caseiras, além, claro, dos produtos vizinhos como a muxama (ui, o meu querido Marido Mistério vai delirar!), o queijo de cabra, os espargos e as beldroegas. Todas estas maravilhas são usadas pelo chef Pedro Beleza que mistura a cozinha mediterrânica com os peixes do mar mesmo ali ao lado, as carnes da serra e os cuscuz marroquinos.
Além do hamam onde pode aproveitar para fazer massagens ao sabor dos aromas da região, como a esteva e o rosmaninho, da Cork Box onde pode praticar ioga, tai chi ou qi gong, tem à disposição uma piscina exterior de água salgada que funciona durante todo o ano. Mas não se esqueça que, mesmo ali ao lado, tem (na minha modesta opinião) as melhores praias do Algarve.
Se ainda não tem programa para estas férias da Páscoa, espreite o site da Companhia das Culturas, vai ver que não se vai arrepender!
Umas ótimas férias,
Ela
fotos: companhia das culturas