Eu sei que pareço um maluquinho sempre com a máquina de calcular atrás para contabilizar o número de ingredientes (há quem garanta que, além de parecer, sou mesmo um maluquinho…). Mas tem de admitir que isto é irresistível: umas bolachas que só levam manteiga de amêndoa, açúcar mascavado, um ovo e meia colher de chá de extracto de baunilha?! É ou não é de nos deixar no nível de felicidade do António Costa?
A fabulosa invenção é do fantástico blog Heartbeet Kitchen e, se quiser saber a quantidade certa de cada ingrediente, só precisa de espreitar a receita original aqui.
Melhor ainda do que o número de ingredientes que vai utilizar, é o número de taças que vai sujar: uma única e solitária taça. Coloque o ovo e o açúcar mascavado dentro de uma taça e bata bem à mão. Assim que tiver um creme, junte o extracto de baunilha e bata mais um bocadinho. Finalmente, chegou a hora de acrescentar a manteiga de amêndoa: natural e sem açúcares nem conservantes, claro. Bata tudo até que a manteiga de amêndoa fique completamente misturada e a massa se torne consistente, conseguindo manter a forma.
Agora só tem de formar uma espécie de bola gigante com a massa, tapar a taça com um pano e colocá-la, durante 15 minutos, no congelador – é isso que vai fazer com que as bolachas fiquem mais altas.
Retire a massa do congelador, forme pequenas bolas com uma colher e coloque-as por cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal. Deixe-as afastadas umas das outras porque, dentro do forno, a massa vai baixar e alastrar. Salpique com flor de sal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 a 20 minutos.
Quando os biscoitos começarem a ficar tostados nas bordas, retire-os do forno e deixe-os arrefecer. Depois é só comer – ou guardar numa caixa fechada para levar para o escritório.
Um óptimo lanche para si onde quer que a farinha esteja,
Ele
receita e foto: heartbeet kitchen
Que ótima ideia! Parecem ser mesmo boas. Obrigada pela dica!!
Dá para fazer com manteiga de amendoim?
Olá Isa, não experimentámos mas parece-nos uma boa escolha. Experimente com manteiga de amendoim e diga-nos como ficou! 🙂
Onde encontro manteiga de amêndoa?
Bom dia,
Hoje em dia, já encontra com alguma facilidade na área de comida saudável das grandes superfícies. Se não conseguir encontrar, tem sempre no Celeiro.
Esperamos que goste!
Boas receitas,
Ele