uma massa com zero hidratos de carbono? é isso mesmo! e para fazer em 10 minutos

    Segunda-feira é dia de descanso e de dieta. Por favor, não me interprete mal: não estou a dizer que é dia de descanso da dieta. Não se aproveite de mim para se encher por aí de gorduras, açúcares e hidratos de carbono. O que estou a dizer é exactamente o contrário: é dia de descansar da agitação do fim-de-semana e de tentar abater toda essa gordurinha extra ingerida nos jantares fora, nos copos ao fim do dia e nos pequenos-almoços caprichados. Agora tem duas hipóteses: enfia-se no ginásio e só sai de lá amanhã à hora de deitar ou ouve o que este vosso casal amigo tem para lhe sugerir. Como é que vai ser: 10 horas de ginásio ou 10 minutos de cozinha?

    Eu calculei… Por isso é que tenho aqui para partilhar consigo esta fantástica receita de massa de konjac, uma massa que, além de não ter hidratos de carbono (zero, leu bem, zero), não precisa de ser cozinhada. A sugestão é do blog Apron Strings.

    6676959025_668f3d84c6_z.jpg

     

    Ingredientes

    Para 2 pessoas

    • 250 g de massa de konjac ou massa shirataki
    • 1/2 cebola média cortada às fatias fininhas
    • 1/2 pimento verde e 1/2 pimento encarnado cortados às tiras
    • 100 g de camarão médio (a receita original não tem, mas eu vou juntar)
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 colheres de sopa de molho de soja light
    • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
    • 1 colher de chá de molho picante como Tabasco ou Sriracha (se gostar)
    • 1/2 colher de sopa de manteiga de amendoim
    • 2 colheres de sopa de coentros

     

    Comece por aquecer uma frigideira grande ou um wok com um fio de azeite e com a cebola. Deixe saltear em lume médio até a cebola ficar dourada. Junte o alho, os pimentos e o camarão (se usar) e cozinhe durante mais uns dois ou três minutos até o pimento estar macio. Mal o camarão começar a ficar branco (atenção para não o deixar secar), desligue o lume. Numa taça à parte, misture a soja, o gengibre, a manteiga de amendoim e o molho picante. Depois, acrescente à frigideira e deixe cozinhar mais um minuto.

    Agora só falta juntar a massa. Retire-a da embalagem, escorra o líquido que vem lá dentro, passe-a por água e deixe escorrer bem, retirando toda a água que conseguir. Finalmente, coloque a massa e os coentros na frigideira e ligue o lume no mínimo, durante três minutos, envolvendo bem a massa no recheio. 

    Quem é que disse que os jantares de segunda-feira eram um pesadelo?

     

    Uma boa semana para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: apron strings

     

    11 comentários em “uma massa com zero hidratos de carbono? é isso mesmo! e para fazer em 10 minutos

    1. Olá, Catarina
      A massa é conhecida por shirataki ou massa de konjac. É muito popular no Japão e é feita a partir de uma fibra vegetal. Não tem glúten, açúcares ou hidratos de carbono e tem um baixo teor calórico. Como provoca uma sensação de saciedade, é recomendada em dietas. E agora que já pareço um nutricionista a falar, o melhor é calar-me 😉
      É fácil encontrar em supermercados ou grandes superfícies. Esperamos que goste.
      Obrigado,
      Ele

    2. É com alarme que vejo estes títulos…
      Uma coisa é ter zero calorias outra é zero hidratos de carbono.
      Dou logo um exemplo, a fibra é um hidrato de carbono, a diferença é que o corpo não consegue digerir.
      Penso que estes títulos deviam ser pensados antes de escritos.

    3. Olá, Ângelo
      Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário e pela dúvida que levantou. O título foi escrito com base na informação nutricional presente na embalagem (“hidratos de carbono 0g, dos quais açúcares 0g” por cada 100g) e que pode confirmar neste link: https://www.jumbo.pt/Frontoffice/ContentPages/CatalogProduct.aspx?id=1159444&loop=1

      Muito obrigado mais uma vez e esperamos que continue a acompanhar o Casal Mistério,
      Ele

    4. como é hábito fui logo fazer,adorei,fiz um molho otimo,mas teria sido melhor se não tivesse cheirado a massa quando saiu do pacote…tem um cheiro bastante enjoativo…tirando isso e se tivesse chegado a casa e comido teria sido fantástico

    5. De facto o konjac é uma fibra obtida a partir de uma espécie da batata usada à séculos na ásia em noodles. Não tem gluten, mas por outro lado a parte de não têm açucares não é completamente verdade… O konjac é constituido por glucomanano que basicamente é um serie de glucoses e manoses ligados entre si. E a glucose e a manose são açúcares… Mais precisamente são monosacarídeos, ou seja são hidratos de carbono. Conferem no entanto menos calorias que o açúcar de mesa tradicional (sacarose) daí que “fazem melhor”.
      Não deixa de ser uma boa opção a nível dietético porque tem a capacidade a absorver imensa água. Ao absorver incha, causando então a sensação de saciedade.
      Cumps

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *