uma pizza super-saudável para o dia da criança

    Dia da Criança sem pizza é mais Dia do Bisavô do que outra coisa qualquer, não é? Pois, eu calculei. Cá em casa a pressão começa umas semanas antes. Primeiro, pedem para ir ao McDonald’s. Depois, sugerem um jantar só de Calipos. A seguir, já vão na Telepizza. A estratégia é inundarem-me de ideias absurdas para conseguirem alguma coisa minimamente razoável no fim. E vão conseguir. Este ano, como o Dia da Criança calha a uma segunda-feira, no epicentro da última semana de testes, não há cá jantares fora que Ela não deixa. Mas vai haver um prato especial. Não será seguramente Telepizza que eu ainda não estou pronto para mudar de residência para o Hospital Júlio de Matos. Mas vai ser pizza. E saudável. A receita é do incomparável site BBB Good Food, que é uma mina de receitas fáceis e saudáveis.

    image.jpg

     

    Ingredientes

    Para a massa

    • 100 g de farinha para pão de trigo integral
    • 100 g de farinha para pão branco
    • 1 colher de chá de levedura em pó
    • 125 ml de água quente

    Para colocar por cima

    • 200 g de tomate em lata cortado aos cubos e sem sumo
    • 1 mão cheia de tomates cherry cortados ao meio
    • 1 courgette grande cortada em fatias extra-finas
    • 25 g de mozarela aos bocados
    • 1 colher de chá de alcaparras picadas
    • 8 azeitonas verdes picadas em pedaços grandes
    • 1 dente de alho picado fininho
    • 1 colher de sopa de azeite
    • 2 colheres de sopa de salsa picada para colocar antes de servir

     

    Primeiro mandamento: não useis água da torneira para fazer uma massa de pizza. É a água que lhe dá o sabor e a consistência, por isso não queremos uma água cheia de calcário na nossa especialíssima pizza de Dia da Criança. Há pizzarias que mandam vir a água de Itália, se calhar nós não precisamos de ir tão longe, mas é bom escolher a melhor água da fonte que conseguir encontrar. 

    Feito isso, junte as farinhas, a levedura e uma pitada de sal no robô de cozinha, com a lâmina própria para amassar e mexa um pouco. Junte a água “milagrosa” e volte a ligar até ficar com uma massa suave. Depois deixe amassar durante mais um minuto e retire a massa para cima do balcão, espalhando antes um pouco de farinha para não agarrar. Espalhe a massa e forme uma circunferência com cerca de 30 cm de diâmetro. Coloque a massa, em cima de uma folha de papel vegetal com um pouco de azeite espalhado, num tabuleiro de ir ao forno e agora prepare o que vai por cima. 

    Espalhe o tomate de lata por toda a área, deixando só dois centímetros livres até à borda. Coloque os tomatinhos, as fatias de courgette (o ideal é cortá-las com um descascador), a mozarela, as alcaparras, as azeitonas e o alho. Espalhe bem tudo. Salpique o azeite por cima e deixe assentar durante 20 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 220º C durante uns 10 a 12 minutos, até ficar com as bordas douradas e estaladiças. Coloque a salsa e delicie-se. Não é um peixe grelhado, mas são só 479 calorias por pessoa.

     

    Um bom Dia da Criança para si onde quer que o seu filho esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bbc good food

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *