Estou à beira da insanidade capilar. Esta receita representa tudo aquilo com que uma pessoa podia sonhar: rápida, deliciosa, fácil de fazer (nem sequer precisa de ligar o fogão) e ainda mais fácil de levar para o trabalho. A seguir ao almocinho da marmita ou à hora do lanche, só tem de abrir o frasco e pegar na colher. Depois… depois, é melhor não descrever mais nada.
A ideia genial é do fantástico blog The Home Journalist, que adaptou ao frasco uma receita da Martha Stewart. Tudo o que precisa é de bolachas esmagadas, canela, açúcar e manteiga para fazer a base do cheesecake (a receita original sugere bolachas Graham Crackers mas, se não as conseguir encontrar, pode substituí-las por Digestive e dispensar o açúcar). Para o recheio, separe queijo creme, leite condensado, sumo de limão espremido, extracto de baunilha, morangos cortados aos bocadinhos e pepitas de chocolate. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente para fazer cinco frascos com doses individuais, veja a receita completa aqui.
Primeiro, trate da base do cheesecake. Esmague as bolachas à mão e junte-as com a canela e o açúcar (se usar) numa taça. Misture a manteiga derretida até ficar tudo bem ligado. Feito isto, ponha a base do cheesecake de lado e dedique-se ao recheio.
Bata o queijo creme, à temperatura ambiente, com uma batedeira numa velocidade média-alta. Quando estiver bem cremoso, comece a juntar aos poucos o leite condensado enquanto continua a bater. Finalmente, misture o sumo de limão espremido no momento e o extracto de baunilha.
Agora, só precisa de empratar – ou, neste caso, enfrascar. Divida metade da base de cheesecake pelos cinco frascos. Distribua as pepitas de chocolate por cima e depois o recheio. Coloque metade dos morangos, o resto da base do cheesecake e o que lhe sobrou dos morangos por camadas. O resultado é um delicioso cheesecake, pronto para ser comido em qualquer lugar.
Não se esqueça de pôr no frigorífico pelo menos durante duas horas. Se o levar para o trabalho, guarde-o no frigorífico.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que a franja do Donald Trump esteja,
Ele
receita e foto: the home journalist
Hmmmm… não sei que diga. A receita parece deliciosa, mas um tanto ou quanto (ou um muito) hipercalórica. Assim parece-me que chegarei rapidamente à forma redondinha da Montserrat Caballé, o que está a poucos passos da minha já bem composta silhueta. Ainda assim prefiro mil vezes mais estar de alguma forma associada à figura um tanto volumosa da Montserrat Caballé, do que a qualquer parte da fisionomia do Donald Trump, sem falar do único neurónio que possui e resolve deixar em banho-maria sempre que sai para falar ao povo…
Hum… Que tentação!
Boa tarde, adorei a receita e queria fazer este fds , mas gostava de saber se pode responder com as quantidades exactas de cada ingrediente em português ?? Agradecia muito Ja agora adoro o vosso blog. Beijinhos Sílvia Rolo
Olá Silvia,
Muito obrigado pelos seus elogios. Aqui vai a lista completa dos ingredientes e das respetivas quantidades em português:
1 chávena + 1/4 de bolachas Digestive
3 colheres de sopa de manteiga derretida
1/8 de colher de chá de canela
2 colheres de sopa de açúcar
225 g de queijo creme
1/2 chávena de leite condensado
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de extrato de baunilha
10 morangos cortados em pedaços
1/2 chávena de pepitas de chocolate
Depois conte-nos como correu!
Boas receitas,
Ele
Muito obrigada 🙂
Desculpem ser chata…..
Mas o creme de queijo qual usaram? Estive a ver no Continente on-line e ha muitos tipos, como não é algo que use muito dava jeito a vossa ajuda para escolher a marca e o tipo.
Obrigada desde ja 🙂
Beijo, Sílvia Rolo
Não chateia nada. Nós usámos Philadelphia mas pode usar outro do mesmo género.
Obg,
Ela
Que tentação. Obrigada pela excelente receita. Acha que as doses indicadas serão suficientes para fazer o cheesecake numa tarteira em vez de frascos?