uma receita irresistível para o dia dos namorados: brownie de caramelo com flor de sal

    Prepare-se para se apaixonar loucamente. Eu já me apaixonei. Também não é drama nenhum. O Dia dos Namorados é já amanhã e esta é a receita ideal para celebrar este dia tão importante no calendário. Ah e tal, é uma receita fatal para quem está de dieta. Pois é, mas um dia não são dias, e o Dia dos Namorados deve ser celebrado em grande estilo: com muito amor, muitas calorias, muitos brindes e, sobretudo, com esta receita super romântica do fantástico blog the Newlywed Chefs. A combinação entre o salgado da flor de sal e o doce do caramelo é uma das coisas mais próximas da perfeição que conheço. Para os brownies vai precisar de manteiga sem sal, chips de chocolate de leite, chocolate meio-doce picado, ovos, extrato de baunilha, açúcar, farinha, fermento e sal. Para o topping de caramelo com flor de sal, só precisa de natas, açúcar, água, manteiga sem sal cortada aos cubos e flor de sal. Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes, espreite aqui a receita original.

    DSC_0563-711x10243.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro. Numa panela, em lume médio, derreta a manteiga. Quando estiver completamente derretida, retire do lume e junte os chips de chocolate e o chocolate meio-doce. Vá mexendo até o chocolate derreter. Deixe arrefecer à temperatura ambiente, mexendo de vez em quando. Numa taça grande, bata os ovos, o açúcar e a baunilha. Junte um pouco da mistura de chocolate já arrefecida e mexa bem. Continue a acrescentar o resto da combinação de chocolate, mexendo devagar à medida que vai entornando. Reserve.

    Numa taça pequena, misture a farinha, o fermento e o sal. Junte lentamente estes três ingredientes com o chocolate e mexa com uma colher de pau. Quando a massa estiver bem misturada, coloque-a no tabuleiro de ir ao forno e espalhe com a ajuda da colher. Deixe no forno durante 20 a 25 minutos (espete um palito no centro da massa de brownie, se sair limpo é porque está pronta). Deixe arrefecer completamente. Vai ficar com um aspeto enrugado, mas é normal.

    Num tacho à parte, junte o açúcar e a água e ferva em lume médio-alto. Vá agitando a panela e limpando as bordas com uma escova de pasteleiro. Não mexa. Deixe o açúcar ferver durante cerca de 12 minutos, até ficar com uma cor acastanhada. Retire do lume e misture rapidamente com as natas, a manteiga e o sal até ficar com uma consistência macia. Despeje sobre a massa dos brownies e espalhe por cima flor de sal. Deixe repousar uma hora ou o máximo que conseguir esperar. Depois de arrefecer, transfira para uma tábua de cortar, retire a folha de papel vegetal e corte em deliciosos corações com a ajuda de uma forma (encontra estas formas na zona de brinquedos do Ikea). Surpreenda a sua cara-metade com estes brownies no dia mais romântico do ano e vai ver que se vai apaixonar outra vez… 

     

    Feliz Dia dos Namorados,

    Ela

     

    receita e fotos: thenewlywed chefs

     

    2 comentários em “uma receita irresistível para o dia dos namorados: brownie de caramelo com flor de sal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *