Ora bem…para fazer esta delícia do blog Creme de la Crumb, só precisa de 30 minutos, de zero tachos e de nenhuma panela. Tem este aspeto magnífico, engorda muito pouco ou quase nada e é mais fácil de fazer do que odiar a Super Nanny. E o molho, meu Deus? O que dizer deste molho? É uma maravilha e, no final, só vai ter a chatice de comer, porque não vai precisar de limpar nada. Ah, é verdade, já me esquecia: vai ter a grande maçada de deitar para o lixo o papel de alumínio que usou. Não é genial?
Só precisa de lombos de salmão sem pele, camarão descascado, azeite, sal, pimenta e ervas aromáticas secas como orégãos, salsa, tomilho e manjericão.
Para o molho, vai precisar de manteiga derretida, mel, mostarda Dijon, mostarda Dijon com grãos, alho picado, sal, pimenta e endro fresco picado.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Separe quatro quadrados de papel de alumínio com cerca de 30 cm de lado.
Tempere os lombos de salmão com azeite, sal, pimenta e com metade das ervas aromáticas. Repita o processo com os camarões
Entretanto, prepare o molho, misturando todos os ingredientes numa taça.
Coloque os lombos de salmão no meio dos quadrados de papel de alumínio e ponha por cima de cada um 3 a 4 camarões. Distribua metade do molho por cima dos lombos de salmão com os camarões por cima. Guarde o resto do molho para usar mais tarde. Feche o papel de alumínio sobre os lombos de salmão como se fosse um embrulho, selando bem dos lados para não deixar escorrer o molho.
Grelhe os embrulhos de salmão no forno numa potência média alta, durante 10 minutos, depois vire-os ao contrário (com o lado dos camarões para baixo) durante 5 minutos ou até os camarões ficarem com uma cor opaca e o salmão começar a desfazer-se em lascas.
Tempere com o resto do molho (se, entretanto, tiver endurecido leve-o durante alguns segundos ao micro-ondas para a manteiga derreter). Decore com um pouco mais de endro picado e sirva com uma boa salada.
Boas receitas para si e uma ótima dieta para mim,
Ela
receita e foto: creme de la crumb
Querida família mistério,
Obrigada pelas sugestões deliciosas.
Acompanho o vosso blogue e custa-me sempre muito quando vejo-vos cozinhar diretamente no papel de alumínio! Sim… já os vejo revirar os olhos dizendo: “olha-me esta… querem ver que também faz mal à saúde uns lombinhos de salmão com camarão no forno?”
Não é que se vá morrer intoxicados com isso! A questão complica-se quando há exposição prolongada ao alumínio; ele é a panela de alumínio, os potes, os tachos, os tachinhos, as latas e as latinhas… Esta era a parte que citava artigos científicos e o nome do investigador tal da universidade tal para dizer por mim que a exposição prolongada ao alumínio altera a absorção de micronutrientes e pode ter efeitos nefastos para a saúde humana; alterações neurológicas, alterações no metabolismo, problemas intestinais, fadiga, etc, etc…
Sugestão: que se envolva o raio do salmão em papel vegetal que, até ver, ainda é seguro! E assim como assim ficamos todos convencidos que teremos uma vida mais longa do que a lista de baboseiras que diz o Trump todos os dias!
Um abraço para a família onde quer que o alumínio esteja!