Estou de rastos. Fiz uma direta, depois de ter passado a noite aos saltos no Marquês de Pombal a festejar o bicampeonato. Estou a brincar! Não fui nada. Fiquei em casa refastelada no sofá a ver o “House of Cards”. Mas hoje, inspirada pela vitória do Benfica, decidi fazer uma salada em tons de encarnado (bom, também tem uns tons de verde para agradar os adeptos do Sporting, peço desculpa aos portistas mas não é fácil encontrar ingredientes azuis). A receita é do fantástico blog dagmars kitchen e, além de ser muito fácil de fazer, é ótima para levar para o trabalho.
Ingredientes
Para 2 a 4 pessoas
- 4 toranjas
- 200 g de salmão fumado, cortado em finas tiras
- 1/2 chávena de edamame
- 1 chávena de rebentos de alfafa (ou outros rebentos fininhos que seja mais fácil encontrar)
- 1 mão cheia de folhas de hortelã
Para o molho
- Sumo de 2 toranjas
- 1 colher de chá de mel
- 2 a 3 colheres de sopa de azeite
- 1/4 de colher de chá de flor de sal
- Pimenta preta moída
- 2 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã picadas
Para fazer o molho, junte o sumo de toranja e o mel numa chávena. Misture com a ajuda de um garfo e vá acrescentando lentamente o azeite sem parar. Tempere com sal e pimenta e finalmente junte as folhas de hortelã picadas. Entretanto descasque as toranjas e retire os caroços. Em seguida, corte-as em fatias muito fininhas.
Disponha todos os ingredientes numa travessa ou nos pratos individuais e tempere com o molho. Decore com as folhas de hortelã e sirva com uma fatia de pão de centeio.
Se for vegetariano, pode trocar o salmão fumado por abacate.
Uma ótima semana,
Ela
receita e foto: dagmarskitchen
Mas que bom aspecto!…
Fiquei com vontade de experimentar 🙂
Sónia
https://bolas-desabao.blogspot.pt