uma sobremesa light para o jantar do dia do pai: húmus de mousse de chocolate

    Tenho uma confissão a fazer. E não pensem que é uma graçola qualquer. O assunto é sério. Não sei o que é que se passa comigo. Ando estranho. E esta noite aconteceu o inevitável: sonhei com o Júlio Isidro

    Acha grave? Então prepare-se porque isto não acaba aqui. Quando estava a tomar o meu duche matinal (hoje foi dia de banho!), comecei inopinadamente a cantar o Umbadá. E acabei enrolado na toalha a dançar o É o Bicho. Por isso, antes que acabe a escrever este post no sotaque espanhol do Vasco Lourinho, tenho de fazer qualquer coisa urgente para liquidar esta crise de meia idade que se abateu sobre mim neste Dia do Pai. Preciso de um doce para me sentir jovem de novo a pedalar uma bicicleta enquanto assobio o Verão Azul.

    O problema é que sempre que eu pronuncio a palavra doce nesta casa arregalam-se sobre mim dois gigantescos olhos verdes a quererem saltar das órbitas de raiva. É Ela. Essa Senhora agrilhoou-me a esse inferno que dá pelo nome de dieta. NÃO AGUENTO MAIS! Quero voltar a comer bolos com a mesma voracidade com que o Alf devorava gatos!

    E foi no meio desta profunda depressão, originada pelo regresso do grande Júlio Isidro à televisão, que encontrei esta sobremesa do Popsugar: um húmus de mousse de chocolate ideal para o jantar da vasta Família Mistério que vamos ter esta noite cá em casa para comemorar o dia dos pais mais misteriosos do planeta. E ainda tem uma vantagem acrescida: como esta receita só tem 100 calorias e 5 gramas de açúcar por dose, penso que estará enquadrada nos rigorosos padrões de exigência da minha tirana Mulher Mistério.

    560d00a05110f713_chocolate-hummus.jpg.xxxlarge_2x

    Ingredientes

    • 1/4 de chávena de amêndoas cruas sem sal
    • 5 tâmaras sem caroço
    • 425 g de grão de bico de lata lavado
    • 1/4 de chávena de cacau amargo
    • 2 colheres de chá de xarope de ácer
    • 1 colher de chá de extracto de baunilha
    • 1/4 de colher de chá de canela em pó
    • 1/2 chávena de leite de soja com baunilha

     

    Coloque as amêndoas num triturador ou na Bimby e ligue no máximo até se transformarem numa manteiga (deve demorar cerca de 5 minutos, dependendo do tipo de triturador que usar). Despeje o resto dos ingredientes e bata tudo até ficar com uma mousse aveludada. Sirva com uns palitos de fruta para ir molhando enquanto enumera todos os elogios que o seu pai tanto merece (no meu caso, são bastantes).

    Há sobremesa mais deliciosa para um pai que quer voltar aos anos 80? E ainda por cima light, saudável, dietética, vegan e qualquer outra característica obrigatória de que Ela se lembre à última hora…

     

    É Umbadá para todos os pais deste mundo onde quer que eles estejam (especialmente para o Tio Julião),

    Ele

     

    receita e foto: popsugar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *