Quantas vezes é que já ouviu o seu filho dizer: “Eu não gosto de sopa”? Não precisa de responder, até porque eu não consigo ouvir a esta distância. Mas tenho a certeza de que foram tantas como “Eu não quero verdes” ou “Odeio legumes” ou outras variações da mesma conversa.
Pois bem, deixe-me apresentar-lhe Laleh Mohmedi. Tem um nome estranho, mas também teve uma ideia genial: transformar a comida saudável em bonecos irresistíveis.
Um dia, Laleh acordou na sua casa de Melbourne, na Austrália, e resolveu esconder os vegetais no prato do seu filho. E a melhor maneira de fazer isso foi criando uma imagem de um desenho animado. O miúdo adorou e foi assim que nasceu uma das mais populares páginas de Instagram entre as mães do mundo anglo-saxónico. Chama-se Jacob’s Food Diaries e mostra os vários cartoons que Laleh cria para dar comida saudável ao seu filho.
O sucesso da iniciativa foi tão grande que esta mãe australiana foi notícia em todo o mundo e até já se tornou colaboradora regular do site de Jamie Oliver, onde ensina as outras mães a fazer pratos saudáveis e divertidos para as crianças. Desde um Arthur Christmas feito com carne biológica, cheróvia, puré de batata e beterraba, espinafres, pimento e cenoura…
…até ao Tigre, do Winnie, The Pooh, feito com arroz de tomate, carne biológica e wraps integrais…
…passando pelo Marty, do Madagáscar, feito com iogurte, salada de frutas e sementes de chia…
…ou pela Elsa, do Frozen, feita com fettuccine de espinafres e puré de cheróvia e beterraba…
…tudo é possível para ela. E o mais extraordinário é que, bem vistas as coisas, os desenhos não são assim tão difíceis de reproduzir. Laleh usa essencialmente comida saudável e biológica – vegetais, fruta, arroz, carne, panquecas de farinha de espelta, wraps integrais, ovos, etc. – e demora entre 20 e 35 minutos a cozinhar e preparar cada prato (veja mais exemplos na fotogaleria em baixo).
De véspera, o filho escolhe um desenho. Depois, é só encontrar uma imagem e recriar. Primeiro, ela distribui os ingredientes frios e depois os quentes. Para dar cor aos pratos, utiliza vegetais e frutas – e só recorre ao que tem naquele dia no frigorífico, nunca compra nada especialmente para os desenhos.
Eu confesso que estou tentado a começar neste mundo. E, olhando para as explicações de cada prato, passo a passo, no blog dela, parece tudo menos complicado. Veja as receitas aqui.
Uma óptima alimentação para si onde quer que o seu filho esteja,
Ele
fotos: jacob’s food diaries
Que engraçado!!! https://stoppsadream.blogs.sapo.pt/