vale do gaio, o refúgio ideal para aproveitar este fantástico sol

    Se este hotel fosse meu (e poderia ser perfeitamente porque o bom gosto impera aqui) teria outro nome. Não seria Vale do Gaio (desde que vi o filme “Pássaros” do Hitchcock, desenvolvi um medo irracional por animais com penas e asas), seria Vale Encantado. Sim, eu sei. Sou pirosa. Lá está o meu querido e impaciente marido mistério a suspirar, a encolher os ombros e a revirar os olhos. Paciência. É um facto. Quando aqui chegamos, ficamos encantados. Parece feitiço e passo a explicar. 

     

    A chegada 

    Chegámos por volta das oito da noite. Já estava escuro e quando saímos do carro, seguimos o rasto da voz de Caetano Veloso e da luz das velas da esplanada. Alguns hóspedes jantavam num ambiente romântico. Sentimo-nos envergonhados por interromper as conversas com o barulho do nosso trolley a ser arrastado pela gravilha. O ambiente era de tal forma tranquilo que o meu sempre atento marido mistério se sentiu na obrigação de levantar o trolley para que ninguém se apercebesse da nossa chegada. Um simpático empregado de mesa que estava a encher um copo de vinho de um dos hóspedes, viu-nos do canto do olho e veio logo ter connosco, para nos dar as boas-vindas. Acompanhou-nos à receção para fazermos o check in. E enquanto Ele e o nosso trolley entravam no edifício principal, deixei-me ficar para trás, rendida à fogueira exterior e à deslumbrante vista sobre a barragem. 

    O jantar 

    Fomos ao quarto despejar o trolley da vergonha e em dois minutos estávamos de volta à esplanada para aproveitar a noite, as estrelas, a vista, a bossa nova e a fogueira. O jantar, como não podia deixar de ser, estava uma delícia, ou não fosse o proprietário do hotel o dono do famoso XL, em Lisboa. Vasco Gallego tem o dom de servir o melhor da comida típica portuguesa com um requinte e um sabor especial, sempre com um enorme sorriso na cara. Já o serviço não se pode qualificar de irrepreensível. Apesar de simpáticos, os dois ou três empregados não chegavam para as encomendas, porque além de servirem às mesas, também faziam de rececionistas e de bagageiros. 

    O hotel 

    A sala de estar é pequena mas lindamente bem decorada, em tons de branco com deliciosos pormenores coloridos. De todos os recantos, conseguimos ver ao fundo a barragem através de uma enorme janela. Já os quartos cumprem os mínimos, são relativamente pequenos e nada luxuosos. Fazem falta alguns pormenores de decoração que transportem para os quartos o charme da varanda e da sala. Salva-se a vista que essa, sim, é cinco estrelas. Acordar de frente para a barragem com os sons do Alentejo de fundo e depois tomar o pequeno-almoço na magnífica esplanada onde jantámos na noite anterior, mas com a vista de dia, é impagável.  

    Em frente à esplanada, o ex libris do hotel: um delicioso terraço a fazer lembrar o mundo pré-adolescente de Sarah Kay, por onde o tempo definitivamente não passou nem parece passar. Camas e cadeirões com mantas e almofadas floridas convidam-nos a espreguiçar à sombra, de frente para a barragem, com um bom livro e um copo de vinho como companhia. E aqui abancámos o resto do dia. Também não tivemos tempo para mais porque tínhamos a equipa de futsal à nossa espera na Comporta que, ao contrário do que inicialmente pensámos, ainda fica quase a uma hora de caminho.

    Por isso partimos com uma imensa vontade de voltar com as crianças… mas no verão, porque este é claramente um hotel vocacionado para os espaços exteriores. E atividades não faltam para entreter a equipa de futsal: além da piscina, há espaço de sobra para correr e brincar.

    Ciclismo, arco e flecha, tiro ao alvo, e canoagem, lá fora; cartas, gamão, damas, xadrez, matraquilhos ou setas, cá dentro. Os miúdos vão delirar. Ah, e com sorte, ainda convenço o meu querido e poupadinho (ok, sensato) marido mistério a levar toda a família num passeio de balão.

    Com a promessa de um rápido regresso quando o sol decidir voltar de vez, lá nos despedimos da varanda e da vista do Vale do Gaio com o trolley no ar para não perturbar a paz do Vale do Encantamento. 

    O ótimo 

    O terraço e a vista sobre a barragem

    O bom 

    O jantar

    O mau 

    A estrada até ao hotel não é brilhante e tem muitas curvas  

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    fotos: vale do gaio

     

     

    13 comentários em “vale do gaio, o refúgio ideal para aproveitar este fantástico sol

    1. Tive a oportunidade de ficar hospedada há uns 2/3 anos, no Verão, com crianças, nesse vale encantado.
      A paisagem, a varanda e a sala são lindas de morrer. O quarto onde fiquei, no piso térreo, não tinha essa janela enorme da sua fotografia, a piscina é pequena e os preços do restaurante eram de fugir.

    2. É um sitio magnifico. Passei as minhas últimas férias a dois nesse espaço e adorei!! Já vai fazer 2 anos e só de olhar para as fotos apetece-me ir já hoje:) Não encontraram os cães? Era um preto e um castanho.

    3. Que ignorância a minha… desconhecia este paraíso, acabei de me apaixonar completamente.
      Vou querer visitar muito em breve, muito obrigada minha querida “Ela” 🙂

    4. Já desistimos de conhecer esse lugar paradisíaco… Obrigada pelas “preciosas” dicas complementares: estrada cheia de curvas, restaurante caro e cães soltos – é preciso lembrar que existem pessoas com fobia de cães, por terem passado por péssimas experiências. Obrigada!

    5. Passei lá um ótimo fim‑de‑semana em Março passado!
      Lugar maravilhoso, mesmo aqui ao lado.
      O Vasco é um grande anfitrião que nos fez sentir como se estivéssemos na casa de uns amigos!
      O preço, apesar de caro, é justo para o prazer que proporciona.
      Voltarei…..

    6. Sou atualmente um dos empregados do Hotel, o cão castanho o Rodolfo e a cadela preta Rosa estão à sua espera, atualemente temos mais 3 cães para além desse dois !

    7. Um lugar de verdadeiro Paraíso no interior do Alentejo. Neste momento a estrada já está arranjada. Vale a pena ir e ali ficar para sempre.

    8. Um lugar de verdadeiro Paraíso no interior do Alentejo. Neste momento a estrada já está arranjada. Vale a pena ir e ali ficar para sempre.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *