Primeiro, foram os petiscos que comeram na cozinha: ceviche puro de dourada com puré de batata doce, tártaro de novilho com algas nori, maionese de rábano e shots de vodka e ainda tudo o que picaram enquanto cozinhavam. Só depois é que veio o jantar: croquetes de cozido à portuguesa com maionese de chouriço, guiozas de bochecha de novilho confitada com creme de kimchi e tofu e um lombo de borrego com chutney, pão nan, iogurte e lentilhas.
Ficaram por aqui? É claro que não, mas eu vou ficar para não o fazer sofrer mais. Não é fácil ouvir a descrição detalhada de um jantar n’ O Talho, mas foi por isso que nós tivemos de passar para saber como correu a última acção organizada pelo Casal Mistério: o sorteio de um jantar para duas pessoas à mesa com o chef Kiko. Quem diz à mesa, diz também à cozinha, porque os dois vencedores do passatempo, a Sofia e o Nuno, tiveram de vestir o avental e preparar o jantar com o Kiko Martins na cozinha do restaurante.
Infelizmente, nós fomos obrigados a ficar em casa enquanto sofríamos amargamente porque esta coisa do mistério impede-nos de andar na rua com a cara destapada. E, mais infelizmente ainda, não pudemos provar os pratos preparados pela Sofia e pelo Nuno com o chef Kiko, mas, pelo que percebemos, estava tudo fantástico.
Basta olhar para esta receita de ceviche puro que eles fizeram no Talho para perceber o que perdemos.
Ingredientes
Para o puré de batata doce
- 1 kg de batata doce
- 200 g de natas
- 100 g de manteiga sem sal
Para o ceviche puro
- 1 dourada média ou outro peixe branco
- 2 cebolas roxas
- 1 colher de sopa de algas wakame hidratadas
- 6 shots de leite de tigre
- 1 lima em gomos
- 1 malagueta vermelha picada
- Ajinomoto a gosto
- Coentros levemente picados à mão (quanto mais os picar mais sabor perdem)
- Sal fino
- 150 g de puré de batata doce
- 9 chips de batata doce
Comece por preparar as batatas para o puré. Lave-as bem, cubra-as com bastante sal grosso e leve-as ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 45 minutos.
Enquanto as batatas estão a fazer, corte o peixe em filetes, retire as espinhas e a pele e volte a cortar os filetes em cubos médios. Quando o peixe estiver pronto, guarde-o no frigorífico. Lamine as cebolas roxas e mergulhe-as em água com gelo.
Por esta altura, já as batatas devem estar prontas. Descasque-as e ponha a polpa na Bimby juntamente com as natas e a manteiga. Triture tudo até ficar bem cremoso. Se for preciso, acrescente sal.
Agora só falta juntar tudo. Coloque 180 g de peixe numa taça com sal fino, ajinomoto, coentros, malagueta e meia lima espremida. Misture tudo. Junte três colheres de sopa de cebola roxa, algas wakame e dois cubos de gelo. Regue com o leite de tigre, retire os cubos de gelo e prove. Se for preciso, acerte os temperos.
Ponha esta mistura no centro do prato e coloque por cima três pontos de puré de batata doce e os chips. E já está. Se ficou com dúvidas, volte a ver o vídeo.
Para a próxima, vai ser preciso um colete de forças para me prender em casa.
Parabéns à Sofia e ao Nuno, e obrigado ao chef Kiko, onde quer que eles estejam,
Ele
Eu quero provar os pratos feitos pelo Nuno e pela Sofia como faço isso?