vídeo: a maneira mais original de fazer uma sanduíche de ovo

    Chama-se Tamago Sando e pode ser criativamente traduzida por Sandocha de Ovo. Esta verdadeira preciosidade da cozinha japonesa tem aquilo que melhor caracteriza o Japão: criatividade e atenção aos detalhes. É também por isso que os japoneses conseguiram transformar uma banal sanduíche de ovo numa obra de arte da culinária que é capaz de combinar o ovo cozido picado fininho, e envolvido numa saborosa maionese, com um ovo cozido a baixa temperatura. 

    Resultado: quando corta a sua sanduíche, a gema do ovo cozido a baixa temperatura espalha-se pelo resto dos ingredientes e pelo pão. Como nós usámos uma maionese com sriracha, vai ainda notar um toque picante que faz toda a diferença.

    DSC08627 2.jpg

    Esta é uma das receitas preferidas dos nossos Mini-Misteriosos cá em casa para os almoços. Por isso é que a escolhemos para gravar num dos nossos vídeos Casal Mistério-EPAL. Primeiro, porque espero que os nossos Mini Misteriosos (especialmente os mais novos), só bebam água às refeições – e cá em casa, a água é sempre da torneira porque, além de ser bastante mais barata (o que, nestes dias de inflação a disparar, conta bastante), é mais ecológica do que a água engarrafada, evitando o desperdícido de plástico. Depois, porque usámos também água da torneira para cozer os ovos –  como os ovos são porosos, temos de escolher uma água que dê todas as garantias de qualidade e sabor de forma a evitar qualquer contaminação durante a cozedura.

    Mas o melhor é deliciar-se com o vídeo.

     

     

    Ingredientes 

    • 2 fatias de pão de forma fofinho 
    • 4 ovos grandes
    • 2 l de água da torneira
    • 1,5 colheres de sopa de maionese de sriracha
    • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
    • 2 cornichons em picle picados
    • 2 colheres de sopa de cebolinho picado
    • Manteiga q.b.
    • Trufas (opcional)

     

    Coloque os ovos a cozer numa panela com metade da água da torneira a ferver. Encha duas taças com o resto da água da torneira que não utilizou e com gelo.

    Ao fim de 6 minutos, retire um dos ovos e mergulhe-o num dos banhos de água gelada. Deixe os restantes três ovos a cozer durante mais 2 minutos. Depois, retire-os e mergulhe-os no segundo banho de água da torneira gelada, durante pelo menos 5 minutos.

    Descasque os seus ovos com cuidado. Parta a casca com as costas de uma colher e descasque-os enquanto mergulhados na água gelada para facilitar a separação da casca.

    DSC08613 2.jpg

    Pique os ovos mais cozidos e coloque-os dentro de uma taça. Junte a maionese de sriracha aos ovos picados, a mostarda de Dijon, o cebolinho e os cornichons. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e misture tudo até se transformar num creme com pedaços de ovos no meio.

    Corte ao meio o ovo mais mal cozido e deixe-o de parte com a gema virada para cima para não escorrer.

    Retire a côdea das fatias de pão e espalhe um pouco de manteiga num dos lados de cada fatia. Tempere com flor de sal cada uma das metades do ovo mal cozido. Coloque as duas metades do ovo no centro de uma fatia de pão, com a gema virada para baixo. Cubra as metades do ovo com a pasta de ovo que misturou. Alise o topo e coloque a outra fatia de pão por cima. Corte a sanduíche em três, de forma perpendicular aos ovos, para mostrar as gemas mal cozidas e sirva com trufas laminadas por cima ou com azeite de trufa salpicado, se lhe quiser dar um toque mais sofisticado. Acompanhe com uma salada de verdes. 

     

    Uma óptima sanduíche de ovo para si onde quer que a cozinha japonesa esteja,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério

     

    Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *