Sinto-me o António Costa dentro de um colete à prova de balas: mal consigo respirar. Este queijo derretido por dentro e estaladiço por fora é de cortar a respiração a qualquer um. Não só por ser delicioso e verdadeiramente viciante, mas também por ser facílimo de preparar.
Por dentro, o queijo camembert é temperado com alho e alecrim. Por fora, é embrulhado primeiro em fatias de presunto e depois em massa folhada, seguindo o mesmo princípio do Bife Wellington. Depois é levar ao forno e esperar 20 minutos. Resultado: um óptimo jantar para um domingo de chuva.
Ingredientes
- 1 queijo camembert
- 6 a 8 fatias de presunto
- 1 dente de alho
- 1 raminho de alecrim
- 1 embalagem de massa folhada
- 1 gema de ovo batida
Corte e retire o topo do queijo como se fosse uma tampa.
Descasque o alho e corte-o em fatias muito fininhas. Pique o alecrim. Espalhe o alho e o alecrim por cima do queijo, pressionando ligeiramente para dentro. Volte a colocar a “tampa” do queijo por cima e embrulhe o camembert nas fatias de presunto. A ideia é que o queijo fique completamente coberto pelas fatias de presunto.
A seguir, embrulhe o queijo, coberto com o presunto, numa folha de massa folhada. Corte a folha de massa folhada para ficar com o formato quadrado para ser mais fácil embrulhar o queijo. Cole as pontas e corte a massa em excesso.
Pincele com a gema de ovo e crie um padrão na massa com a ajuda de um palito.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 20 minutos, até a massa ficar dourada e estaladiça.
Acompanhe com uma garrafa de vinho tinto e brinde a este fim-de-semana de chuva.
Um óptimo domingo para si onde quer que a chuva esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério