Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

vídeo: como fazer a aletria mais cremosa para o seu natal

20.12.20

DSC09408.jpg

É uma das tradições mais antigas do Natal Mistério. O doce de aletria já vem do tempo da minha trisavó, passou para a minha bisavó, que passou para o meu avô (sim, não sou o primeiro cozinheiro homem na família) que passou para a minha mãe que passou para mim. E até o Mini-Misterioso mais novo salta para cima do balcão da cozinha, de colher de pau em punho, cada vez que percebe que eu vou fazer aletria.

DSC09431.jpg

Pois bem, este ano vai haver uma mudança! É evidente que não vou deixar de fazer a minha querida e rica aletria, mas decidi experimentar uma receita nova. Como cá em casa, só bebemos água da torneira (além de ser muito mais barato, é muito mais amigo do ambiente – já pensou a quantidade de plástico que poupa se não comprar garrafas e garrafões de água?), fomos desafiados pela EPAL para fazer uma série de receitas deliciosas com água da torneira. E não podíamos deixar de começar com um fabuloso doce para o Natal. Trata-se de uma tradicional aletria à aguadeiro. Em vez de levar leite, leva água da torneira, o que a torna muito mais leve e deliciosa. E depois leva 6 gemas de ovos, o que faz desta a aletria mais cremosa que já comi. Mas o melhor é ver o vídeo aqui em baixo.

 

Como Fazer uma Aletria Cremosa sem Leite

Não leva leite, mas é hiper-cremosa graças à deliciosa combinação de seis gemas de ovos com água da torneira. Uma deliciosa e original receita de aletria para este Natal, feita em parceria com a EPAL. Veja a receita completa aqui: http://bit.ly/AletriaNatal #doce #natal #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Domingo, 20 de dezembro de 2020

 

Ingredientes

  • ½ litro de água da torneira 
  • 200 g de açúcar
  • 125 g de aletria
  • 1 pitada de sal
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • 1 colher sopa de manteiga
  • 6 gemas
  • 50 g de canela em pó

DSC09401.jpg

Coloque numa panela a água da torneira, o açúcar, o pau de canela, a casca de limão, a pitada de sal e a manteiga. Misture tudo e quando começar a ferver coloque a aletria a cozer apenas durante 7 minutos. 

Deixe arrefecer e envolva as seis gemas. Volte a levar ao lume, deixando ferver apenas durante 1 minuto, sem parar de mexer. Coloque num prato pouco fundo, deixe arrefecer ligeiramente e sirva com a canela em pó polvilhada por cima. 

A água da torneira vai deixar esta aletria muito mais leve e as gemas fazem dela a aletria mais cremosa de sempre. E, ainda por cima, facílima de preparar. 

DSC09410 2.jpg

E, já agora, reparou no jarro que usámos para servir a água da torneira? É o novo jarro Gota feito propositadamente pela fábrica Bordallo-Pinheiro para a EPAL. Fica bem em qualquer mesa de Natal, não acha?

 

Uma óptima aletria para si onde quer que esteja,

Ele

 

Vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL