É a minha surpresa de Dia da Mãe para a minha querida Mulher Mistério. Com tantas crianças cá em casa – e já com idade para terem juízo – não preciso de comprar presentes para a minha querida Mulher Mistério no Dia da Mãe. Resta-me supervisionar as operações, assegurar-me de que cada um preparou a sua surpresa e, claro, ter um divinal brunch pronto e direitinho, para quando Ela acordar.
Amanhã, depois de tantos eventos familiares por vídeo-chamada, vamos finalmente ter as nossas duas mães, já vacinadas, para o nosso brunch de Dia da Mãe. E a minha surpresa é a divinal receita de tarte de maçã do Gordon Ramsay. O primeiro segredo está em caramelizar as maçãs em açúcar, canela e noz-moscada antes de irem ao forno.
O segundo segredo está em pincelar a cobertura da massa com ovo e água da torneira, o que a vai tornar ainda mais dourada, crocante e deliciosa. E por isso decidimos juntar-nos novamente com a EPAL para gravarmos mais esta deliciosa receita em vídeo.
Desde o início do ano que a EPAL tem apoiado o Casal Mistério para publicarmos mais receitas em vídeo. E como cá em casa só utilizamos água da torneira, o que é muito mais saudável e sustentável, tem sido uma loucura de bolos deliciosos nesta cozinha. Esta foi a nossa última experiência.
Ingredientes
- 100 g de açúcar
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- Pitada de noz-moscada
- 4 a 6 maçãs Granny Smith grandes com cerca de 1,3 kg
- 70 g de manteiga
- 500 g de massa de tarte doce
- Água da torneira q.b. para pincelar a massa
- 1 gema de ovo XL batida com duas colheres de chá de água da torneira
Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço. Corte-as em cubos e coloque-os numa taça grande. Misture o açúcar com a canela e a noz-moscada e espalhe por cima dos cubos de maçã. Envolva bem a maçã no açúcar antes de derreter metade da manteiga, numa frigideira antiaderente, e acrescentar metade dos cubos de maçã cobertos de açúcar. Deixe fritar durante cerca de 5 minutos, em lume forte, até que os cubos de maçã fiquem dourados e caramelizados. Repita o processo, na mesma frigideira, com o resto da manteiga, da maçã e do açúcar. Assim os cubos de maçã vão ficar crocantes e com o açúcar e a canela bem absorvidos.
Agora só precisa de forrar com a massa o fundo de uma forma, com cerca de 20 cm de diâmetro. Encha-a com os cubos de maçã caramelizados e já arrefecidos. Pincele as bordas da massa com água da torneira e cubra a tarte com um novo círculo de massa. Pressione bem as bordas para colar a tampa à base de massa e fechar a tarte.
Bata à mão a gema de ovo com a água da torneira e pincele a cobertura da massa com esta mistura. Com uma faca, faça um leve corte em cruz na tampa da tarte para libertar o vapor do interior durante a cozedura. Polvilhe a tampa com açúcar e leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 35 a 45 minutos.
Quando a cobertura começar a ficar tostada e crocante, a sua tarte está pronta.
Um óptimo Dia da Mãe para si onde quer que a tarte de maçã esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério
Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL
Que massa é utilizada? Não sei bem o que é massa de tarte doce
Obrigada
Olá, é massa de tarte normal, nós usamos massa quebrada 😉
Boas receitas,
Ela
Os pêssegos têm caroço e as maçãs têm pevides e as uvas têm grainhas…
Acho que é isso..