vídeo: como fazer a tarte de maçã caramelizada do gordon ramsay

    É a minha surpresa de Dia da Mãe para a minha querida Mulher Mistério. Com tantas crianças cá em casa – e já com idade para terem juízo – não preciso de comprar presentes para a minha querida Mulher Mistério no Dia da Mãe. Resta-me supervisionar as operações, assegurar-me de que cada um preparou a sua surpresa e, claro, ter um divinal brunch pronto e direitinho, para quando Ela acordar.

    Amanhã, depois de tantos eventos familiares por vídeo-chamada, vamos finalmente ter as nossas duas mães, já vacinadas, para o nosso brunch de Dia da Mãe. E a minha surpresa é a divinal receita de tarte de maçã do Gordon Ramsay. O primeiro segredo está em caramelizar as maçãs em açúcar, canela e noz-moscada antes de irem ao forno.

    DSC06526.jpg

    O segundo segredo está em pincelar a cobertura da massa com ovo e água da torneira, o que a vai tornar ainda mais dourada, crocante e deliciosa. E por isso decidimos juntar-nos novamente com a EPAL para gravarmos mais esta deliciosa receita em vídeo.

    Desde o início do ano que a EPAL tem apoiado o Casal Mistério para publicarmos mais receitas em vídeo. E como cá em casa só utilizamos água da torneira, o que é muito mais saudável e sustentável, tem sido uma loucura de bolos deliciosos nesta cozinha. Esta foi a nossa última experiência.

     

     

    Ingredientes 

    • 100 g de açúcar
    • 1/2 colher de chá de canela em pó
    • Pitada de noz-moscada
    • 4 a 6 maçãs Granny Smith grandes com cerca de 1,3 kg
    • 70 g de manteiga
    • 500 g de massa de tarte doce
    • Água da torneira q.b. para pincelar a massa
    • 1 gema de ovo XL batida com duas colheres de chá de água da torneira

    DSC06575.jpg

    Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço. Corte-as em cubos e coloque-os numa taça grande. Misture o açúcar com a canela e a noz-moscada e espalhe por cima dos cubos de maçã. Envolva bem a maçã no açúcar antes de derreter metade da manteiga, numa frigideira antiaderente, e acrescentar metade dos cubos de maçã cobertos de açúcar. Deixe fritar durante cerca de 5 minutos, em lume forte, até que os cubos de maçã fiquem dourados e caramelizados. Repita o processo, na mesma frigideira, com o resto da manteiga, da maçã e do açúcar. Assim os cubos de maçã vão ficar crocantes e com o açúcar e a canela bem absorvidos.

    Agora só precisa de forrar com a massa o fundo de uma forma, com cerca de 20 cm de diâmetro. Encha-a com os cubos de maçã caramelizados e já arrefecidos. Pincele as bordas da massa com água da torneira e cubra a tarte com um novo círculo de massa. Pressione bem as bordas para colar a tampa à base de massa e fechar a tarte.

    Bata à mão a gema de ovo com a água da torneira e pincele a cobertura da massa com esta mistura. Com uma faca, faça um leve corte em cruz na tampa da tarte para libertar o vapor do interior durante a cozedura. Polvilhe a tampa com açúcar e leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 35 a 45 minutos.

    DSC06626.jpg

    Quando a cobertura começar a ficar tostada e crocante, a sua tarte está pronta.

     

    Um óptimo Dia da Mãe para si onde quer que a tarte de maçã esteja,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério

     

    Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

     

    3 thoughts on “vídeo: como fazer a tarte de maçã caramelizada do gordon ramsay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *