vídeo: como fazer um bolo de castanhas e chocolate sem farinha

    Já tivemos as celebrações de São Martinho cá em casa. Enquanto saltávamos ao magusto, enchemo-nos com tantas castanhas assadas que sobraram várias para prepararmos o bolo de chocolate sem farinha mais macio de sempre.

    Em vez de a massa deste bolo ser cozinhada com farinha, é feita com um cremoso e saboroso puré de castanhas. Primeiro, as castanhas são assadas para ganharem sabor e depois são cozidas em água da torneira para ganharem cremosidade. A seguir só precisa de triturar as castanhas com mais água da torneira até ficar com um puré tão cremoso que quase parece uma mousse.

     

     

    Para conseguir esta consistência macia, a água é fundamental. E nós usamos sempre água da torneira cá em casa, tanto para beber como para cozinhar. Não só é mais ecológica e sustentável, como também é bastante mais barata do que a água engarrafada, o que nos dias que correm faz toda a diferença. Além disso, a água distribuída pela EPAL tem a qualidade assegurada por mais de 300 mil análises feitas anualmente.

    Foi por isso que fechámos uma parceria com a EPAL para produzirmos uma série de receitas deliciosas em vídeo, onde mostramos as formas mais saborosas de usar água da torneira na cozinha. E este bolo de castanhas e chocolate sem farinha é uma dessas receitas.

     

     

    Ingredientes

    Puré de castanhas

    Bolo

    • 430 g de puré de castanhas
    • 250 g de chocolate preto derretido
    • 6 ovos com as gemas separadas
    • 130 g de manteiga
    • 60 g de açúcar + açúcar de confeiteiro para polvilhar
    • 2 colheres de sopa de rum
    • Flor de sal q.b.

     

     

    Preparação

    Comece por fazer o puré, só precisa de dar um golpe na parte superior das castanhas e assá-las no forno a 220º C durante 20 a 30 minutos. A seguir, descasque as castanhas e coza-as em água da torneira a ferver, durante cerca de 15 minutos, até esta evaporar.

    Coloque as castanhas num robô de cozinha ou num liquidificador, juntamente com 750 ml de água da torneira e triture, na potência máxima, até ficar com um creme macio. Passe por um passador antes de utilizar.

    Para o bolo, bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Noutra taça, bata o puré de castanhas com a manteiga e o açúcar. Junte em seguida as gemas, uma de cada vez, enquanto continua a bater, e depois o rum e o chocolate preto derretido.

    Adicione logo depois ¼ das claras em castelo e mexa com cuidado. Acrescente então o resto e envolva lentamente para não desinsuflar as claras.

    Deite a massa para dentro de uma forma, com o fundo amovível e previamente untada, e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos, até o bolo estar cozido, mas ainda molhadinho por dentro.

     

     

    Sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima e delicie-se antes de ir saltar novamente à fogueira.

     

    Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que o São Martinho esteja,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério
     
    Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

     

     

     

     

     

    2 thoughts on “vídeo: como fazer um bolo de castanhas e chocolate sem farinha

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *