Calma! Espere! Por muita vontade que tenha, não comece já a ofender-me. Dê-me só uns segundos para introduzir aqui o momento António Guterres do dia e fazer estas contas do PIB das dietas com todo o rigor. Na verdade, são 207 calorias criteriosamente contabilizadas pela nutricionista Ana Patrícia Pinto que criou esta receita tão deliciosa como saudável para a nossa semana mais light de sempre.
Todos os dias desta semana comemos jantares pensados pela Ana Patrícia e com menos de 300 calorias. E todos os dias tivemos surpresas deliciosas: ovos com queijo light, panquecas de legumes, rolos de espinafres com atum e iogurte grego, bifes de frango com puré de courgette e agora, para acabarmos esta maratona como se fôssemos o Carlos Lopes em Los Angeles, um divinal caril de camarão com um arroz sem hidratos de carbono.
É isso mesmo que acabou de ler: o arroz é feito de konjac, uma raiz praticamente isenta de gordura, hidratos de carbono ou proteínas e que é composta essencialmente por fibra. É relativamente fácil de encontrar nos supermercados, tanto em forma de massa como em forma de arroz.
Mas antes que também me comece a chamar picareta falante, o melhor é acabar com a conversa e passar ao vídeo que ensina a fazer esta delícia.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 600 g camarões crus descascados (caudas intactas)
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 colher de sopa de caril em pó
- 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
- 1 colher de chá de açafrão das índias
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 3 chávenas de konjac (formato de arroz)
- 1 cebola cortada em fatias finas
- 4 tomates maduros, bem picados
- ½ chávena de leite de coco
- ½ chávena de coentros picados
- ¼ chávena de hortelã picada
Primeiro, vamos ter de marinar os camarões. Coloque-os numa tigela com o alho, o caril, o açafrão, o gengibre, o sumo de limão, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Mexa bem para envolver os camarões nesta mistura, tape e leve ao frigorífico durante 15 minutos.
Enquanto os camarões ficam a apurar, cozinhe o arroz konjac em água e sal, seguindo as instruções da embalagem. Assim que estiver pronto, cubra e mantenha quente.
Depeje os camarões e o molho para um wok, com o óleo de coco, e deixe saltear durante 2 a 3 minutos até ficarem levemente cor-de-rosa. Retire apenas os camarões do wok e acrescente a cebola cortada em fatias finas, cozinhando em lume brando até ficar macia (cerca de cinco minutos). Junte o tomate, tape o wok e deixe em lume médio mais cinco minutos.
Volte a colocar os camarões no wok com o leite de coco, os coentros e a hortelã. Cozinhe, enquanto mexe, por mais um minuto. Tempere a gosto e sirva por cima do arroz konjac.
É ou não é um grande e dietético jantar? Calculei…
Um óptimo caril para si onde quer que as calorias estejam,
Ele
receita: ana patrícia pinto; vídeo e fotos: casal mistério