Vamos lá esclarecer uma coisa! 170 calorias é menos do que meio abacate. É menos do que uma colher de sopa de maionese. É menos do que uma colher de manteiga de amendoim. Esta lasanha light tem menos do que tudo isto. São só 170 calorias por pessoa, o que acabou de a tornar na receita preferida da minha querida Mulher Mistério.
Foi por isso que decidimos juntar-nos, mais uma vez com a Oliveira da Serra, para gravarmos um vídeo a ensinar como se faz esta pequena maravilha. Para preparar a lasanha, usei um dos meus azeites preferidos: o Oliveira da Serra 1ª Colheita. Feito a partir das primeiras azeitonas colhidas ainda jovens e frescas, tem um sabor ligeiramente frutado que é irresistível. É perfeito para temperar assim como para degustar simplesmente com um bom pão alentejano. Aliás, vai ver que o azeite ainda é mais delicioso quando provado frio, sem cozinhar.
Eu sei que a minha querida Mulher Mistério está de dieta, mas como eu não estou, vou acompanhar esta lasanha light com umas tostadas catalanas regadas com o Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita.
Ingredientes
Para 6 pessoas
Rolinhos de lasanha
- 3 a 4 courgettes
- 370 g de molho marinara
- 2 mozzarellas frescas
Recheio
- 160 g de cebola picada
- 1 colher de sopa de Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita
- 1 dente de alho picado
- 180 g de espinafres
- 1 embalagem de ricotta light
- sal q.b.
Preparação
Antes de tudo, prepare o recheio: coloque o Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita numa frigideira e cozinhe a cebola em lume médio até ficar transparente. Logo depois, adicione o alho e deixe cozinhar durante cerca de 30 segundos. Em seguida, junte os espinafres, tempere com sal e deixe cozinhar até estes começarem a murchar. Por fim, transfira tudo para o liquidificador e misture com a ricotta.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C enquanto faz os rolinhos de lasanha.
Corte primeiro as courgettes em fatias muito fininhas com a ajuda de uma mandolina. Espalhe-as numa tábua coberta com um pano de cozinha ou com folhas de papel de cozinha e tempere-as com sal. Deixe-as assentar durante 15 minutos para que comecem a “suar”. Afinal, o que se pretende é que libertem toda a água em excesso. Antes de rechear as fatias de courgette, seque-as bem com um pano.
Espalhe agora cerca de 110 g do molho marinara no fundo de uma frigideira que possa ir ao forno. Coloque uma colher de chá do recheio de ricotta na ponta de cada fatia de courgette. E enrole as fatias de forma a ficarem bem apertadas. Disponha os rolos por cima do molho marinara na frigideira.
Se lhe sobrar recheio, então espalhe-o por cima dos rolos. Coloque em seguida outra camada feita com o resto do molho marinara. E por fim as fatias de mozzarella a cobrirem o topo.
Leve ao forno, a 180º C, durante 30 minutos, ou até as courgettes ficarem crocantes, e o queijo bem derretido.
Tostadas catalanas
Se for assim como eu e lhe apetecer umas tostadas catalanas a acompanhar esta lasanha light, só precisa de torrar umas fatias de pão e raspar um dente de alho pela superfície. Coloque por cima um tomate picado, umas folhas de manjericão e um fio de Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita. Vai ver como o sabor do azeite frio com o tomate e o alho é verdadeiramente irresistível.
Uma óptima lasanha para si onde quer que a dieta esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério