Tudo aqui é vegan: desde a base ao chantilly, passando pelo cremoso recheio de limão. Nada leva leite ou natas. Nem sequer açúcar. O segredo está no coco.
O chantilly é feito com leite de coco gordo, de lata, o que lhe dá uma cremosidade e um sabor únicos. O recheio leva uma imbatível combinação de sumo e raspas de limão com mais leite de coco e o novo Fula Nativos Óleo de Coco. E a base é feita simplesmente com amêndoa picada fininha, em farinha, e mais Fula Nativos Óleo de Coco. Tudo isto adoçado com xarope de ácer para nos ajudar a recuperar dos excessos da quarentena a tempo do Verão.
Uma receita irresistível feita com o apoio dos deliciosos e saudáveis novos óleos 100% vegetais da gama Fula Nativos.
Ingredientes
Para 12 pessoas
Para a base
- 170 g de farinha de amêndoa
- 3 tâmaras sem caroço
- 3 colheres de sopa de Fula Nativos Óleo de Coco
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 pitada de sal
Para o recheio
- 200 g de cajus (ensopados de véspera)
- 120 ml de leite de coco
- Raspas de 3 limões
- 120 ml de sumo de limão
- 80 ml de xarope de ácer
- 60 ml de Fula Nativos Óleo de Coco
- 1 pitada de sal
Para o chantilly de coco
- Uma lata de leite de coco (deixada no frigorífico de véspera)
- Uma colher de sopa de xarope de ácer
Na véspera, guarde no frigorífico uma lata de leite de coco e os cajus ensopados em água fria. Se não conseguir ensopar os cajus de véspera, mergulhe-os em água a ferver durante 1 a 2 horas no próprio dia e escorra.
Pré-aqueça o forno a 180 ºC. E comece por fazer a base: coloque, no liquidificador, a farinha de amêndoa, as tâmaras, o Fula Nativos Óleo de Coco, o sumo de limão e o sal. Pique bem até obter uma farinha que pareça uma areia molhada e ligeiramente pegajosa. Espalhe a mistura pela base de uma forma de tarte untada com mais um pouco de óleo de coco, pressionando com os dedos contra o fundo e os lados da forma. Pique a base com um garfo e leve ao forno durante 8 a 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Agora, faça o recheio: coloque, no liquidificador, os cajus escorridos, o leite de coco, as raspas de limão, o sumo de limão, o xarope de ácer, o Fula Nativos Óleo de Coco e o sal. Bata muito bem até obter um creme macio. Transfira o recheio para cima da base já arrefecida, alisando com uma espátula. Leve ao frigorífico durante duas horas.
Entretanto, faça o chantilly de coco: retire a parte do creme de coco da lata que guardou no frigorífico. Coloque o creme numa taça juntamente com o xarope de ácer. Bata com uma batedeira. Quando a tarte estiver pronta, espalhe por cima o chantilly de coco e decore com raspas e rodelas de limão.
Sirva logo ou guarde no frigorífico até à hora de servir.
Uma óptima tarte de limão para si onde quer que o coco esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério
Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Fula Nativos