vídeo: como fazer umas batatas gratinadas no forno sem batata

    DSC07655 2.jpg

    É o segredo para a felicidade de qualquer pessoa em dieta: umas deliciosas rodelas de batatas gratinadas no forno com tudo aquilo que as tornam espectaculares, mas sem esse pesadelo dietético que são as batatas.

    Hoje, que está esta tempestade terrível lá fora, decidi fazer este maravilhoso acompanhamento para o jantar. Assim consigo ter um prato irresistível e não me incompatibilizar com a minha querida e esforçada Mulher Mistério em dieta.

    O segredo está nas fantásticas courgettes. Corto-as em rodelas como se fossem as famosas batatas do gratin dauphinois e depois intercalo-as com o fantástico creme de queijo Gruyère. Por cima, ainda levam Queijo de São Jorge ralado para lhe dar um sabor mais forte. Mas o melhor é ver aqui o vídeo da preparação.

     

     

    Ingredientes

    • 2 colheres de sopa de manteiga
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 colheres de sopa de farinha
    • 360 ml de leite gordo
    • 300 g de queijo Gruyère ralado
    • 70 g de Queijo da Ilha ralado
    • 4 courgettes médias cortadas em rodelas com pouco menos de 1 cm de espessura
    • Tomilho picado
    • Salsa fresca

     

    Junte a manteiga e o alho picado, numa frigideira, e salteie em lume médio durante cerca de um minuto. Misture e deixe aloirar mais um minuto. Acrescente o leite e mexa. Deixe ferver em lume brando durante um minuto, até o molho engrossar ligeiramente. Desligue o lume, acrescente o Gruyère ralado e mexa um pouco para derreter. Tempere com flor de sal e pimenta a gosto.

    Unte com manteiga um pirex médio. Cubra o fundo com uma camada de rodelas de courgette, permitindo que se sobreponham ligeiramente, de forma a tapar tudo. Cubra a courgette com um terço do molho de queijo, polvilhe com um pouco do Queijo de São Jorge ralado e termine com tomilho picado. Repita as camadas mais duas vezes.

    Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 5 a 10 minutos (dependendo do seu forno, poderá ter de deixar mais um pouco). Retire quando o queijo estiver bem derretido e tostado por cima. Polvilhe com salsa fresca e sirva bem quente.

    courgette.jpg

    Com algum jeitinho, nem vai perceber que não leva batata.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que as batatas estejam,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *