Eu bem queria começar a nossa dieta de Ano Novo, mas a minha querida Mulher Mistério consegue inventar novos jantares e almoços todos os dias. Durante a semana, foram vários jantares com amigos nossos com quem não conseguimos estar durante o Natal; hoje é o almoço de Reis. Eu sei que o Dia de Reis foi ontem, mas Ela instituiu uma nova celebração, o fim-de semana de Reis. E para o almoço de hoje exigiu que eu fizesse ainda uma sobremesa semi-natalícia: umas mini-pavlovas de frutos vermelhos com natas batidas por cima.
Se quiser ver mais video-receitas do Casal Mistério, então visite o nosso canal de YouTube aqui.
Ingredientes
Para 8 a 10 pessoas
Pavlova
- 225 ml de claras (cerca de 6 ovos) à temperatura ambiente
- 330 g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá e meia de vinagre branco
Doce de framboesas tostadas
- 500 g de framboesas
- 165 g de açúcar de confeiteiro
- 1 vagem de baunilha
Topping
- 375 ml de natas
- 200 g de amoras
- Micro folhas de hortelã para decorar
- Açúcar de confeiteiro para decorar
Preparação
Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 220º C.
Logo depois, prepare o doce de framboesas tostadas. Coloque as framboesas, o açúcar e as sementes com a vagem de baunilha numa travessa e misture bem. Deixe cozinhar enquanto vai mexendo de vez em quando, durante 25 a 30 minutos até engrossar. Arrefeça e deite fora a vagem de baunilha.
Entretanto, reduza a temperatura do forno para 150º C.
Em primeiro lugar, bata as claras em castelo e vá juntando, de forma gradual, o açúcar colocando uma colher de cada vez com intervalos de 30 segundos. Assim que o açúcar estiver bem incorporado, raspe as bordas da taça e volte a bater durante mais 6 minutos. Junte de seguida o vinagre e misture durante mais 2 minutos.
Agora só precisa de forrar um tabuleiro com papel vegetal e espalhar por cima várias colheres de sopa do merengue, criando círculos com cerca de 7 cm de diâmetro.
Reduza a temperatura do forno para 120º C e coloque as pavlovas durante uma hora. Assim que estiverem prontas, desligue o forno e deixe que as pavlovas arrefecerem totalmente ainda lá dentro.
Enquanto arrefecem, bata as natas com a batedeira até obter a consistência de chantilly.
Antes que Ela comece a fazer perguntas sobre a quantidade de calorioas, o melhor é tratar do empratamento. Coloque as pavlovas numa travessa e parta-as com as costas de uma colher. Espalhe por cima as natas batidas juntamente com o doce de framboesas tostadas. Decore com amoras e folhas de hortelã e pulverize com o açúcar de confeiteiro.
Estas mini-pavlovas de frutos vermelhos são calóricas? São. Ainda assim, podiam ser piores. Ou seja, engordam, mas não enchem.
Umas óptimas pavlovas para si onde quer que esteja a dieta,
Ele
Muito boas.