Há três coisas obrigatórias no Natal cá em casa: a árvore, o presépio e o tiramisù. Um Natal sem tiramisù é como um presente sem embrulho. Não fica bem. Todos os anos, eu junto as melhores receitas de tiramisù que provei para escolher qual vou fazer para a noite de Natal. E este ano a eleita é a receita de tiramisù que publicámos no nosso último livro, baseada numa receita do Jamie Oliver.
Leva uma cremosa combinação de ricotta e mascarpone, leva o nosso típico e português Vinho do Porto e leva ainda o café caseiro feito no momento com água da torneira. E foi por isso que resolvemos juntar-nos à EPAL para gravar este doce divinal em vídeo. Desde o ano passado que temos uma parceria com a EPAL para promovermos a utilização de água da torneira nas suas receitas. Além de ser mais sustentável e amigo do ambiente, é também muito mais prático e económico.
E este tiramisù que se prepara em dez minutos é só o último exemplo de uma receita deliciosa para fazer em casa com água da torneira.
Ingredientes
Para 12 pessoas
- 200 ml de natas gordas
- 100 g de chocolate preto com 70% de cacau
- 100 g de palitos de La Reine
- 150 ml de água da torneira
- Café q.b. para fazer com a água
- 50 ml de Vinho do Porto
- 500 g de queijo ricotta
- 250 g de queijo mascarpone
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 3 colheres de sopa de mel
- 1 clementina
Aqueça as natas em lume médio. Quando levantar fervura, acrescente uma pitada de flor de sal e o chocolate partido em pedaços. Mexa bem até o chocolate derreter e ficar com um creme espesso. Retire do lume e deixe de parte enquanto prepara o resto.
E o que é o resto? É só fazer uma cama com os palitos de La Reine num prato fundo. Prepare o café caseiro, misturando-o com a água da torneira a ferver, coloque açúcar a gosto e regue os palitos com o café doce e com o Vinho do Porto.
A seguir, espalhe a ganache de chocolate que preparou no início. Para finalizar, bata o ricotta com o mascarpone, o extrato de baunilha e o mel até ficar quase com uma espuma de tão fofinha.
Cubra tudo com esta espuma e está pronto. Coloque no frigorífico, pelo menos, durante duas horas antes de servir. No momento de levar para a mesa, salpique o topo com raspas de chocolate e de casca de clementina.
Eu não disse que era fácil?
Um óptimo tiramisù para si onde quer que a trabalheira na cozinha esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal misterio
Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL