vídeo: rolo de espinafres recheado com salmão fumado e queijo creme, a nossa entrada para a páscoa

    Com 25º C no Domingo de Páscoa e uma sensação de quase 30º C, não podíamos remeter-nos apenas ao cabrito e ao arroz de miúdos para o nosso almoço. A minha querida Mulher Mistério exige sempre uma receita mais light para começar a refeição e, com este calor, vou ter de fazer um prato fresco, leve e delicioso. 

    Durante a última semana, estive a fazer vários testes – desde salada de tomate, burrata e marmelada à nossa sopa misteriosa (essa receita fica para outro dia…), passando por um gaspacho de morango… Depois de muito debate e votação, a Família Mistério chegou a uma escolha por unanimidade: este divinal rolo de salmão fumado com queijo creme que preparámos em parceria com a Oliveira da Serra.

    DSC07067 2.jpg

    O segredo deste rolo está na massa exterior. É leve, fresca, ultra-saborosa e não leva farinha. É quase um merengue, mas salgado. Essa consistência única consegue-se graças à mistura dos espinafres triturados com o Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra. Depois são ainda misturados com manjericão fresco picado, gemas de ovos e claras batidas em castelo. Tudo isto é combinado com cuidado para não perder aquela consistência volumosa das claras em castelo. E depois é espalhado sobre um tabuleiro untado com mais um pouco de Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra e levado ao forno até ficar firme, mas leve.

    Por dentro, recheie o rolo com um creme de queijo, endro e limão e termine com umas fatias de salmão fumado. Mas o melhor é ver o vídeo para perceber como tudo isto é fácil. 

     

     

    Ingredientes 

    Para 6 pessoas

    • 60 g de espinafres baby frescos
    • Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra q.b.
    • 10 g de manjericão fresco
    • 3 ovos (com as gemas e as claras separadas)
    • 2 colheres de sopa de endro picado
    • 1 embalagem de queijo creme
    • Raspas e sumo de meio limão
    • 6 fatias de salmão fumado
    • Sal e pimenta q.b.

    Sem nome 2.jpg

    Pré-aqueça o forno a 180º C.

    Ferva os espinafres numa panela com cerca de 240 ml de água e um fio de Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra. Quando a água começar a ferver, deixe os espinafres ao lume durante apenas 2 minutos. Escorra os espinafres e deixe arrefecer. Esprema-os e triture os espinafres num liquidificador. Misture os espinafres com as gemas de ovo, o manjericão picado, flor de sal e pimenta.

    Bata as claras em castelo e envolva-as lentamente com a mistura de espinafres, recorrendo a uma espátula para não perderem o volume.

    Pincele o tabuleiro do forno com o Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra. Coloque uma folha de papel vegetal por cima e volte a pincelar com mais um pouco de Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra. Espalhe a mistura dos espinafres por cima e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

    Enquanto isso, misture numa taça o queijo creme com o endro, as raspas e o sumo de limão, a flor de sal e a pimenta preta moída no momento.

    Retire a massa do forno, deixe arrefecer e espalhe por cima a mistura do queijo creme. Coloque as fatias de salmão fumado e enrole. Envolva à volta uma folha de papel de alumínio e leve ao frigorífico durante algumas horas ou de um dia para o outro.

    Sem nome2 2.jpg

    Sirva o rolo cortado em rodelas com um fio de Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra espalhado por cima. Vai ver o sucesso que fará no seu almoço de Páscoa.

     

    Uma óptima Páscoa para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério

     

    Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Oliveira da Serra

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *