Já alguma vez viu duas chinesas a recitarem um poema de Fernando Pessoa? Ou um alemão a tentar soletrar a palavra “choraram”? Ou uma russa a fazer rimas?
Para celebrar o Dia de Portugal, este ano, resolvemos ir para a rua e convidar os turistas estrangeiros a fazerem a homenagem ao nosso país. E que melhor homenagem existe do que um dos poemas mais portugueses de todos? Quem é que não se lembra do início do Mar Português, de Fernando Pessoa?
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
O poema foi recitado em Lisboa, Coimbra, Porto e Algarve por turistas chineses, alemães, russos, cubanos, belgas, franceses, italianos e espanhóis. O resultado é uma mistura macarrónica de sotaques que resultou num vídeo imperdível para ver aqui em baixo.
Turistas estrangeiros recitam poema de Fernando Pessoa para o …
Já alguma vez viu duas chinesas a recitarem um poema de Fernando Pessoa? Ou um alemão a tentar soletrar a palavra “choraram”? Ou uma russa a fazer rimas? Para celebrar o Dia de Portugal, desafiámos 12 turistas estrangeiros a lerem o mais famosos poema de Fernando Pessoa. Em português, claro. Um vídeo para ver e partilhar. Saiba mais aqui: https://goo.gl/liOOXG #diadeportugal #10dejunho #video #casalmisterio
Publicado por Casal Mistério em Sexta-feira, 9 de Junho de 2017
As mais difíceis de convencer foram as amigas Yan e Ding, ambas chinesas. Antes de aceitarem participar nesta homenagem a Portugal, fizeram várias perguntas e foram as únicas que pediram a tradução completa do poema para garantirem que não estavam a declarar nada eventualmente perigoso à frente de uma câmara de filmar. Já a espanhola Marta disse logo que sim, e como o marido se mostrou envergonhado, agarrou no cunhado para lhe fazer companhia.
E até encontrámos especialistas em iniciativas deste género. Andrea e Jasper são de Berlim e gostam tanto de Portugal que não é a primeira vez que cá vêm. Aliás, também não é a primeira vez que gravam vídeos sobre o país. Na primeira visita que fizeram a Portugal, já tinham sido convidados para participarem numas gravações. Aceitaram na altura e voltaram a aceitar agora.
O mais difícil ao longo dos cinco dias de gravações foram as imagens aéreas captadas com um drone. Assim que se ligava o drone, apareciam grupos de pessoas que cercavam os dois jornalistas que colaboraram com este vosso Casal Mistério nesta iniciativa. Em Lisboa, a multidão à volta do drone foi tão grande que o aparelho quase se descontrolou.
Mas o melhor é ver mesmo o vídeo e partilhar Portugal com os seus amigos. E nem adianta perguntar se tudo isto valeu a pena…
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem de passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Veja ainda estes vídeos:
- Lisboa vista pelos olhos de um bebé de 1 ano
- Estrangeiros provam os petiscos portugueses mais estranhos
- Qual o país onde não se pode puxar o autoclismo depois das 22h?
Um óptimo Dia de Portugal para si onde quer que esteja,
Ele
vídeo e fotos: indy vídeo share para casal mistério