waffles sem glúten e sem açúcar para a avó mistério e os nossos “piquenos”

    Ontem foi dia de visita da Avó Mistério cá a casa, que é como quem diz, foi dia de massacre cá em casa. Se eu tenho “um certo” apetite é porque herdei os genes da minha querida mãezinha que come como uma equipa de rugby inteira, e não concebe um lanche sem um croissant ou dois… uma tosta mista ou duas…e mais grave de tudo, uma chamuça ou duas… Os relatos dos nossos filhos quando chegam de um lanche com a minha querida mãe são assustadores.

    O meu querido Marido Mistério fica pior do que uma barata e diz que a minha mãe só os deseduca. A senhora minha mãe, como boa sogra, está-se nas tintas para as teorias de alimentação saudável do genro e quando chega cá a casa, não se cansa de repetir:

    – Coitadinhos dos “piquenos”. Passam fome nesta casa. Só iogurtes, granolas e frutas… e verdes. Não há um pãozinho que se coma nesta casa?

    Ontem calei-a mal entrou na cozinha. Estava a preparar estes waffles para saciar o apetite voraz da minha querida mãezinha, mas com um ligeiro twist: fiz esta receita do blog Bravo For Paleo que é sem glúten e sem açúcar. E não é que a minha mãe nem notou a diferença e adorou? (É certo que as papilas gustativas da minha querida progenitora não são muito exigentes, mas enfim…) 

    waffle-happiness.jpg

     

    Só precisei de 3 gemas e de 3 claras de ovo, leite de coco ou leite normal, farinha de amêndoa, sal, extrato de baunilha, xarope de ácer e óleo de coco. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Comece por pré-aquecer a máquina de waffles. Numa taça, misture as gemas de ovo e o leite. Depois, junte a farinha de amêndoa e o sal. Misture bem até obter uma consistência macia e, a seguir, acrescente o óleo de coco.

    Entretanto, bata à parte as claras em castelo. Junte cerca de 1/4 das claras na massa dos waffles. Depois misture a massa com o resto das claras em castelo em três vezes. Finalmente, acrescente o xarope de ácer e a baunilha e volte a misturar bem. Coloque a massa na máquina de waffles pré-aquecida e untada com óleo de coco, e feche-a com cuidado. Deixe cozinhar até a massa ficar dourada e acastanhada. Repita o processo até acabar a massa.

    Se não tiver em casa uma máquina de fazer waffles, não se preocupe, pode sempre usar esta receita para fazer panquecas!

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: bravo for paleo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *