como evitar que os seus copos fiquem baços na máquina de lavar loiça

    Confesse! Não vale a pena negar! É um dos grandes mistérios da Humanidade. Qual Loch Ness, qual Triângulo das Bermudas! O grande mistério dos tempos modernos é os copos a entrarem transparentes e brilhantes na máquina de lavar loiça e a saírem como se fossem aquele vidro fosco do guichet das Finanças.

    Pois bem, agora acabaram os mistérios nesta casa. 

    b3aadf9c968e046f09ce715edd6b2932ea9d99b3.png

     

    O motivo

    Normalmente, aquele aspecto baço dos copos está relacionado com a dureza da água. Exactamente, a água também pode ser mais dura ou mais mole. Tudo depende da concentração de carbonato de cálcio. Nas zonas mais calcárias, a água é mais dura. E é isso que provoca as concentrações de calcário nas máquinas de lavar loiça, nos ferros de engomar, nas cafeteiras ou nos vidros dos copos.

    Segundo o site The Kitchn, a água demsiado dura – ou calcária – também é menos eficaz a enxaguar o detergente da máquina. Ou seja, depois da lavagem é normal que fiquem para trás restos de detergente e de água suja, da lavagem, que tornam os copos mais baços.

     

    Como prevenir

    water-1187656_1280.jpg

    Abra a porta. Como vão ficar restos de detergente e de calcário na água, eles também estarão no vapor. E para evitar que se colem aos copos, o melhor é abrir a porta da máquina mal o programa de lavagem terminar. 

    Reduza a temperatura. Segundo o site The Spruce, a tempreatura ideal de lavagem na máquina andará por volta dos 54 ºC. Não permita por isso que a temperatura suba jamais para lá dos 60 ºC.

    Ácido acético. Só há um ingrediente verdadeiramente eficaz para eliminar aquela película baça que se forma à volta dos copos: ácido acético. E ele está no vinagre branco. Procure o vinagre mais ácido de todos e coloque-o dentro de um recipiente, na prateleira dos copos da sua máquina de lavar loiça. Ponha o detergente no compartimento adequado e ligue. O ácido vai misturar-se com a água e impedir a acumulação de calcário. Vai ver como os copos ficam mais transparentes.

    Ácido cítrico. Não é tão eficaz como o ácido acético, mas também resulta. E este está essencialmente no limão. Repita os passos que seguiu com o vinagre mas com sumo de limão. Esprema um limão para dentro de uma taça, ou uma chávena, e coloque-a, virada para cima, na prateleira dos copos. Ponha o detergente no compartimento e ligue a máquina. A Fox News experimentou e diz que resulta.

     

    O desespero

    Se os seus copos já estão todos baços, é provável que não melhorem na máquina. E aí, entra a fórmula para situações desespradas recomendada pelo site The Kitchn: encha um recipiente com partes iguais de água e vinagre branco e mergulhe lá dentro os copos baços durante meia hora. Passe os copos por água morna e seque-os com uma toalha. Ficam impecáveis!

     

    Uma óptima limpeza para si onde quer que os seus copos estejam,

    Ele

     

    fotos: the kitchn

    3 thoughts on “como evitar que os seus copos fiquem baços na máquina de lavar loiça

    1. Engraçado… Na escola sempre aprendemos que as águas do norte não são calcárias. Por isso Calgon nunca é usado. Acho que deve haver outro motivo para os copos ficarem assim para além do calcário 🙄

    2. A mim ensinaram-me a colocar o vinagre, não num recipiente dentro da máquina, mas no compartimento do abrilhantador, e jamais usar abrilhantador, porque esse é um dos motivos de os copos ficarem riscados. E imaginem… resultou! Pelo menos na minha máquina e nos meus copos 🙂
      O que não resultou comigo foi mesmo o truque do desespero acima descrito. Os copos que já estavam estragados (antes de começar a usar o vinagre branco), ficaram iguais, e foram para o lixo.
      Agora uma confissão: na dúvida, aqueles copos mais especiais, lavo-os à mão, desde sempre.

    3. Quando os copos já estão baços por terem sido lavados na máquina, não há nada a fazer… esta é a minha opinião. Tentei com vinagre, sumo de limão, bicarbonato de cálcio e a única solução foi desfazer-me deles e comprar outros novos…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *