o segredo para fazer as panquecas leves e fofinhas do gordon ramsay

    O Gordon Ramsay está para a minha vida assim como Kamasutra está para a carreira literária da E. L. James. É nele que me inspiro cada vez que tenho dúvidas existências e é a ele que vou buscar as mais espectaculares e surpreendentes receitas que animam a minha vida. E o meu brunch.

    A minha última descoberta foi uma fabulosa e facílima receita de panquecas que o chef serve no restaurante Bread Street Kitchen e que eu vou estrear já este fim-de-semana. Além de serem facílimas de fazer, são muitíssimo leves e fofinhas. E porquê? Bem, eu podia revelar aqui o segredo do Gordon Ramsay, mas um bocadinho de suspense nunca fez mal a ninguém, pois não?

    12657820_1055346087820442_6512662345188330676_o.jpg

     

    Ingredientes

    • 2 ovos
    • 2 colheres de sopa de açúcar
    • 160 g de farinha
    • 2 colheres de chá de fermento
    • 60 g de óleo vegetal (eu vou usar óleo de canola, mas pode usar outro qualquer)
    • 300 g de buttermilk (ou leitelho, encontra à venda em quase todos os supermercados)
    • 1 colher de chá de extracto de baunilha
    • 1 pitada de flor de sal

     

    Quer acabar com o suspense? Então vamos a isso, meu pequeno Hitchcock. A textura leve e fofinha das panquecas Ramsayanas é dada por dois truques: primeiro o buttermilk (ou leitelho), um ingrediente que nasceu do soro da manteiga e que torna as massas muito mais macias; depois as claras em castelo. Sim, o chef aconselha a separar a gema da clara dos ovos e a batê-las em castelo até ficarem tão leves como o algodão.

    Numa taça à parte, misture todos os outros ingredientes com as gemas do ovos. Depois envolva cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula, as claras em castelo com o resto da massa, deixando-a bem insuflada.

    Coloque a massa numa frigideira antiaderente, com um quadrado de manteiga derretida, e vá fazendo as panquecas em lume médio. Mal começar a ver bolhas na superfície, vire as panquecas e cozinhe-as do outro lado. 

    Vai ver como as claras em castelo vão deixar as panquecas bem altas e cheias de ar no interior. Sirva com um fio de mel, mirtilos e açúcar de confeiteiro por cima e agradeça ao Gordon Ramsay antes de se sentar à mesa neste fim-de-semana.

     

    Umas óptimas panquecas para si onde quer que o chef esteja,

    Ele

     

    receita e foto: gordon ramsay

     

    8 comentários em “o segredo para fazer as panquecas leves e fofinhas do gordon ramsay

    1. Peço desculpa, mas o Gordon Ramsay não é um Chef Australiano, é Inglês. …. “Sim, o chef australiano aconselha a separar a gema “…

      Adoro o vosso blogue!!!
      Beijinhos para o Casal “Maravilha” Mistério e para a equipa de Futsal Mistério.

    2. Muito obrigado pela correcção e pelas suas tão simpáticas palavras. Na verdade, confundimos a Austrália com a Escócia, dois locais tão perto um do outro e tão parecidos 😉
      Já está corrigido.

      Obg e bom fim-de-semana,
      Ele

    3. Olá, Pedro

      Nós costumamos comprar no Lidl e no Aldi. Mas também já vimos no Continente, na área de produtos importados. Online encontra ainda no El Corte Ingles: https://www.elcorteingles.pt/supermercado/sm2/search/resultsProductList.jsp?total_results=1&N=0&Ntt=leitelho&Nty=1&Ntx=mode+matchall&Ntk=SearchDescription&Nr=AND(product.catalogId:010_1,availableCentres:520140)&Np=2&Ntpc=1&Ntpr=1&Nao=0&Nrr=first,field,nterms,exact,numfields,static(varietyDescriptionProperty,ascending)&Nrt=leitelho&Nrk=All&Nrm=matchAll&_requestid=205349
      Esperamos ter ajudado.

      Obrigado,
      Ele

    4. Olá, Susana

      Encontra no Lidl ou no El Corte Inglés, por exemplo: https://www.elcorteingles.pt/supermercado/sm2/search/resultsProductList.jsp?total_results=1&N=0&Ntt=leitelho&Nty=1&Ntx=mode+matchall&Ntk=SearchDescription&Nr=AND(product.catalogId:010_1,availableCentres:520140)&Np=2&Ntpc=1&Ntpr=1&Nao=0&Nrr=first,field,nterms,exact,numfields,static(varietyDescriptionProperty,ascending)&Nrt=leitelho&Nrk=All&Nrm=matchAll&_requestid=205349
      Esperamos que goste 😉

      Obrigado,
      Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *