O Gordon Ramsay está para a minha vida assim como Kamasutra está para a carreira literária da E. L. James. É nele que me inspiro cada vez que tenho dúvidas existências e é a ele que vou buscar as mais espectaculares e surpreendentes receitas que animam a minha vida. E o meu brunch.
A minha última descoberta foi uma fabulosa e facílima receita de panquecas que o chef serve no restaurante Bread Street Kitchen e que eu vou estrear já este fim-de-semana. Além de serem facílimas de fazer, são muitíssimo leves e fofinhas. E porquê? Bem, eu podia revelar aqui o segredo do Gordon Ramsay, mas um bocadinho de suspense nunca fez mal a ninguém, pois não?
Ingredientes
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 160 g de farinha
- 2 colheres de chá de fermento
- 60 g de óleo vegetal (eu vou usar óleo de canola, mas pode usar outro qualquer)
- 300 g de buttermilk (ou leitelho, encontra à venda em quase todos os supermercados)
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 1 pitada de flor de sal
Quer acabar com o suspense? Então vamos a isso, meu pequeno Hitchcock. A textura leve e fofinha das panquecas Ramsayanas é dada por dois truques: primeiro o buttermilk (ou leitelho), um ingrediente que nasceu do soro da manteiga e que torna as massas muito mais macias; depois as claras em castelo. Sim, o chef aconselha a separar a gema da clara dos ovos e a batê-las em castelo até ficarem tão leves como o algodão.
Numa taça à parte, misture todos os outros ingredientes com as gemas do ovos. Depois envolva cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula, as claras em castelo com o resto da massa, deixando-a bem insuflada.
Coloque a massa numa frigideira antiaderente, com um quadrado de manteiga derretida, e vá fazendo as panquecas em lume médio. Mal começar a ver bolhas na superfície, vire as panquecas e cozinhe-as do outro lado.
Vai ver como as claras em castelo vão deixar as panquecas bem altas e cheias de ar no interior. Sirva com um fio de mel, mirtilos e açúcar de confeiteiro por cima e agradeça ao Gordon Ramsay antes de se sentar à mesa neste fim-de-semana.
Umas óptimas panquecas para si onde quer que o chef esteja,
Ele
receita e foto: gordon ramsay
Peço desculpa, mas o Gordon Ramsay não é um Chef Australiano, é Inglês. …. “Sim, o chef australiano aconselha a separar a gema “…
Adoro o vosso blogue!!!
Beijinhos para o Casal “Maravilha” Mistério e para a equipa de Futsal Mistério.
Muito obrigado pela correcção e pelas suas tão simpáticas palavras. Na verdade, confundimos a Austrália com a Escócia, dois locais tão perto um do outro e tão parecidos 😉
Já está corrigido.
Obg e bom fim-de-semana,
Ele
Olá! Onde se encontra leitelho à venda?
A Escócia e Austrália ficam muito longe uma da outra …A Escócia fica na Europa e a Austrália é um continente. Se calhar queria dizer Áustria
Em todos os supermercados que fui (Jumbo, continente, pingo doce e lidl) nenhum tinha buttermilk
Olá, Pedro
Nós costumamos comprar no Lidl e no Aldi. Mas também já vimos no Continente, na área de produtos importados. Online encontra ainda no El Corte Ingles: https://www.elcorteingles.pt/supermerca do/sm2/search/resultsProductList.jsp?tot al_results=1&N=0&Ntt=leitelho&Nty=1&Ntx=mode+matchall&Ntk=SearchDescription&Nr=AND(product.catalogId:010_1,available Centres:520140)&Np=2&Ntpc=1&Ntpr=1&Nao=0&Nrr=first,field,nterms,exact,numfields,s tatic(varietyDescriptionProperty,ascendi ng)&Nrt=leitelho&Nrk=All&Nrm=matchAll&_requestid=205349
Esperamos ter ajudado.
Obrigado,
Ele
Olá, Susana
Encontra no Lidl ou no El Corte Inglés, por exemplo: https://www.elcorteingles.pt/supermerca do/sm2/search/resultsProductList.jsp?tot al_results=1&N=0&Ntt=leitelho&Nty=1&Ntx=mode+matchall&Ntk=SearchDescription&Nr=AND(product.catalogId:010_1,available Centres:520140)&Np=2&Ntpc=1&Ntpr=1&Nao=0&Nrr=first,field,nterms,exact,numfields,s tatic(varietyDescriptionProperty,ascendi ng)&Nrt=leitelho&Nrk=All&Nrm=matchAll&_requestid=205349
Esperamos que goste 😉
Obrigado,
Ele
O humor de facto não é para todos…