ovos com cogumelos e queijo no forno, uma receita para ajudar a começar a semana

    Eu sei que é segunda-feira e a preguiça é a palavra de ordem. Tive preguiça a levantar-me, tive preguiça a acordar os miúdos, a arranjar-me, a levá-los à escola, arrastei-me até ao trabalho, enfim pareço uma morta-viva, mas tem que ser. Infelizmente não dá para fugir à segunda-feira.

    Mas dá para torná-la um dia melhor! Mais agradável, mais feliz! Como? Planeando uma ótima receita para o jantar! Vai ver que assim o dia vai passar mais depressa! Eu, por exemplo, estou a sonhar com esta delícia que descobri no fantástico site The Kitchn que, além de fácil, engorda (claro) mas pouco.

    Só preciso de manteiga, azeite extra-virgem, chalotas picadas, uma mistura de vários cogumelos fatiados (com os talos cortados), tomilho fresco picado, ovos, leite, sal e pimenta preta moída e queijo mozzarella ralado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    93a99c77200aabd32eff7ad2b90b32d9a4463b48.jpeg

     

    Pré-aqueça o forno a 200º C. Entretanto, aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte as chalotas e salteie-as até ficarem macias e translúcidas, durante cerca de 3 minutos. Junte os cogumelos e uma pitada de sal e cozinhe até os cogumelos ficarem macios e aromáticos, durante cerca de 5 minutos. Finalmente acrescente o tomilho.

    Unte com a manteiga ou com spray de cozinha os ramequins. Coloque-os num tabuleiro de ir ao forno. Numa taça pequena, bata os ovos com o leite, o sal e a pimenta. Divida a mistura de cogumelos pelos ramequins. Junte um generoso bocado de queijo mozzarella ralado por cima de cada um e termine com a mistura de ovos. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até o topo dos ramequins ficarem dourados. Sirva quente com uma salada!

     

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Um comentário em “ovos com cogumelos e queijo no forno, uma receita para ajudar a começar a semana

    1. Hmmmmm. Gostei! Vou adicionar ao meu “livro” de receitas. So nao concordo que engorde. Perdi 14 kgs a comer coisas deste tipo (fazendo paleo) e cheguei aos 45 kg (nao, nao sou anoretica, sou baixinha 🙂 )

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *